Não faz muito tempo que tomar um café fora de casa, na rua, significava um cafézinho puro. Porém, hoje em dia isso mudou. Em quase todo o mundo as cafeterias estão em alta. Até em lojas de conveniências o café está presente, e grandes redes vem ganhando popularidade a cada dia.
O café, em si, não causa nenhum dano real aos nossos dentes. O que acontece são manchas e escurecimento dental, e isso pode ser resolvido com limpeza dental, clareamento ou até porcelanas.
O verdadeiro problema com o café é que poucos de nós bebemos
ele sem açúcar, e os cafés “especiais”, que estão na moda e são oferecidos
nessas cafeterias, têm grandes quantidades de açúcar. Eles
são oferecidos com cremes, xaropes e até sorvete, fora o açúcar,
que alguns ainda colocam. E o pior são os lanches especiais que podem acompanhar nosso café. Se pararmos para pensar, a quantidade de açúcar nisso tudo pode ser maior que o tão mal falado refrigerante.
E isso está se tornando um hábito em reuniões, negócios e até lazer.
Um hábito que com a frequência pode nos trazer muitas cáries e
problemas nas gengivas.
Vale a pena observar como nossa ingestão de açúcar pode afetar o nosso peso. A obesidade traz seus próprios problemas de saúde, sendo as doenças cardíacas um dos mais sérios. O açúcar também aumenta o risco de nos tornarmos diabéticos e isso, por sua vez, traz problemas para nossa saúde bucal, sendo as doenças gengivais um dos problemas mais comuns.
O diabetes afeta nossas gengivas de duas maneiras diferentes. Em primeiro lugar, o açúcar no sangue não controlado pode causar um aumento nos níveis de glicose na saliva. Isso coloca os dentes e as gengivas em contato quase constante com os açúcares ao longo do dia. Em segundo lugar, os níveis elevados de açúcar podem danificar os vasos sanguíneos, incluindo aqueles que permitem que o sangue flua para as gengivas. Onde isso ocorre, infecções e
cicatrização mais lenta são mais prováveis.
Mas não possamos culpar as cafeterias por tudo isso, as tentações que elas oferecem representam uma ameaça real aos nossos dentes e gengivas, e tomando nosso cafezinho com cautela podemos sempre escolher as opções mais saudáveis e com menor teor de açúcar; e ocasionalmente, é claro, saborear essas delicias.