O café é ruim para os nossos dentes?
shutterstock
O café é ruim para os nossos dentes?

Não faz muito tempo que tomar um café fora de casa, na rua, significava um cafézinho puro. Porém, hoje em dia isso mudou. Em quase todo o mundo as cafeterias estão em alta. Até em lojas de conveniências o café está presente, e grandes redes vem ganhando popularidade a cada dia.

O café, em si, não causa nenhum dano real aos nossos dentes. O que acontece são manchas e escurecimento dental, e isso pode ser resolvido com limpeza dental, clareamento ou até porcelanas.

O verdadeiro problema com o café é que poucos de nós bebemos
ele sem açúcar, e os cafés “especiais”, que estão na moda e são oferecidos
nessas cafeterias, têm grandes quantidades de açúcar. Eles
são oferecidos com cremes, xaropes e até sorvete, fora o açúcar,
que alguns ainda colocam. E o pior são os lanches especiais que podem acompanhar nosso café. Se pararmos para pensar, a quantidade de açúcar nisso tudo pode ser maior que o tão mal falado refrigerante.

E isso está se tornando um hábito em reuniões, negócios e até lazer.
Um hábito que com a frequência pode nos trazer muitas cáries e
problemas nas gengivas.

Vale a pena observar como nossa ingestão de açúcar pode afetar o nosso peso. A obesidade traz seus próprios problemas de saúde, sendo as doenças cardíacas um dos mais sérios. O açúcar também aumenta o risco de nos tornarmos diabéticos e isso, por sua vez, traz problemas para nossa saúde bucal, sendo as doenças gengivais um dos problemas mais comuns.

O diabetes afeta nossas gengivas de duas maneiras diferentes. Em primeiro lugar, o açúcar no sangue não controlado pode causar um aumento nos níveis de glicose na saliva. Isso coloca os dentes e as gengivas em contato quase constante com os açúcares ao longo do dia. Em segundo lugar, os níveis elevados de açúcar podem danificar os vasos sanguíneos, incluindo aqueles que permitem que o sangue flua para as gengivas. Onde isso ocorre, infecções e
cicatrização mais lenta são mais prováveis.

Mas não possamos culpar as cafeterias por tudo isso, as tentações que elas oferecem representam uma ameaça real aos nossos dentes e gengivas, e tomando nosso cafezinho com cautela podemos sempre escolher as opções mais saudáveis ​​e com menor teor de açúcar; e ocasionalmente, é claro, saborear essas delicias.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!