O que é asbcesso e quais as complicações
shutterstock
O que é asbcesso e quais as complicações

Uma das principais razões para obter uma extração é uma infecção no dente ou gengiva. Um abscesso dentário é um acúmulo de pus nos dentes ou gengivas devido à invasão bacteriana. O corpo humano possui um mecanismo natural de combate às infecções com a ajuda dos glóbulos brancos. Então, o que acontece com o abscesso após a extração do dente?

Vamos primeiro ter uma visão geral do que é um abscesso, por que ele cresce e as complicações que o acompanham.

O pus, ou abscesso, é um líquido espesso que é uma coleção de células mortas, bactérias e tecidos. Ele se apresenta em uma cor amarelada, dependendo do local da infecção.

Tipos de abscesso


Existem dois tipos de abscessos dentários. Um cresce nos dentes, conhecido como abscesso periapical e o outro, nas gengivas, denominado abscesso periodontal.

O que acontece com o abscesso após a extração do dente?


O dentista primeiro irá prescrever alguns antibióticos, para depois se livrar da infecção, se você já os tiver antes do processo de extração do dente. Às vezes, você pode desenvolver uma infecção ou abscesso após a extração do dente. A razão para isso é a disponibilidade de um novo local vulnerável para a bactéria, já que o uso do enxaguatório bucal ou qualquer outra coisa é proibida nas próximas vinte e quatro a quarenta e oito horas para não remover o coágulo e cicatrização.

O primeiro fator de formação de abscesso após um procedimento de extração de dente é o sangramento em 48 horas, ou acumulo de bactérias no local da extração como restos alimentares, por exemplo.

É a hora de avisar seu dentista imediatamente, pois ele irá te avaliar e passar os passos seguintes que vai desse a medicamentos até uma curetagem do alvéolo contaminado.

No entanto, alguns dentistas prescrevem antibióticos antes de qualquer extração dentária, mesmo que não haja abscesso. Eles fazem isso para matar todas as bactérias possíveis restantes. O pensamento por trás disso é que mais quantidade de anestesia é necessária na presença de bactérias.



Sintomas de infecção após a extração do dente

  • dor na mandíbula
  • calor e vermelhidão
  • mandíbula inchada
  • inchaço das gengivas
  • glândulas do pescoço inchadas
  • sensibilidade dos dentes à temperatura
  • febre
  • dor latejante na mandíbula
  • odor na boca
  • gosto amargo
  • dor persistente mesmo após o uso de analgésicos

Complicações relacionadas à formação de abscesso


A formação de infecção ou abscesso é perigosa após a extração do dente, já que evolui para sepse se não for tratada — uma condição em que a infecção se liberta de sua origem e avança para outras partes do corpo por meio da circulação sanguínea. Consequentemente, a bactéria que se move através do sangue atinge facilmente outros órgãos.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!