dentes saudáveis
shutterstock
dentes saudáveis

A cirurgia de levantamento de seio maxilar   tem objetivo enxertar osso a falta de tecido ósseo na maxila entre os pré-molares e molares superiores devido a uma perda dental ou infecção local e da pneumatização do seio maxilar, permitindo a instalação de implantes com segurança.

O seio maxilar é uma cavidade da nossa face que fica perto das laterais do nariz e acima dos dentes na região da maçã do rosto, e tem muitas funções, principalmente ligadas à nossa respiração. 

A técnica é uma abertura de uma janela óssea para ter acesso ao local , onde vai ser depositado o material escolhido para o enxerto. O procedimento vai aumentar a altura do maxilar, preenchendo a parte que está vazia elevando a membrana que existe no seio maxilar para a colocação do osso.

O enxerto ósseo indicado pode ser retirado do próprio paciente, enxertos sintéticos, biomateriais  ,bovinos ou até de cadáveres com o banco de ossos. Todos apresentam bons resultados e seu dentista escolherá a melhor opção para seu caso.

Algumas contra indicações:

. pacientes com sinusite 

. presença de alguma raiz residual no seio maxilar

. fumantes 

.pacientes com doenças como diabetes, hipertensão ou algum tipo de enfermidade óssea

Como todo procedimento cirúrgico, devemos entender os riscos e suas vantagens e desvantagens, portanto, cada caso deve ser amplamente avaliado e diagnosticado. A maior complicação desse tipo de cirurgia é a infecção do enxerto que pode levar à perda de todo o material que se colocou e obrigando a uma nova intervenção

Leia Também


Cuidados pós cirúrgicos


Repousar bastante: é importante não fazer nenhum esforço físico ou praticar esportes por pelo menos 24 horas.

Não tomar sol.

Não fumar ou ingerir qualquer tipo de bebida alcoólica.

Ficar de preferencia sentado e ao deitar utilizar 2 travesseiros ,mantendo a cabeça mais elevada que o corpo

Não cuspir, bochechar.

Evite falar muito.

Fazer compressa de gelo no local por 4 horas para amenizar edemas e hematomas da cirurgia.

Use corretamente a medicação prescrita pelo dentista.

À medida que os implantes dentários se tornam cada vez mais comuns para o tratamento de substituição de dentes, os procedimentos de elevação dos seios maxilar também estão se tornando comuns; a conclusão bem-sucedida de uma elevação do seio  garante que haja um nível adequado de osso na boca e o sucesso do implante dental.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!