A cirurgia de levantamento de seio maxilar tem objetivo enxertar osso a falta de tecido ósseo na maxila entre os pré-molares e molares superiores devido a uma perda dental ou infecção local e da pneumatização do seio maxilar, permitindo a instalação de implantes com segurança.
O seio maxilar é uma cavidade da nossa face que fica perto das laterais do nariz e acima dos dentes na região da maçã do rosto, e tem muitas funções, principalmente ligadas à nossa respiração.
A técnica é uma abertura de uma janela óssea para ter acesso ao local , onde vai ser depositado o material escolhido para o enxerto. O procedimento vai aumentar a altura do maxilar, preenchendo a parte que está vazia elevando a membrana que existe no seio maxilar para a colocação do osso.
O enxerto ósseo indicado pode ser retirado do próprio paciente, enxertos sintéticos, biomateriais ,bovinos ou até de cadáveres com o banco de ossos. Todos apresentam bons resultados e seu dentista escolherá a melhor opção para seu caso.
Algumas contra indicações:
. pacientes com sinusite
. presença de alguma raiz residual no seio maxilar
. fumantes
.pacientes com doenças como diabetes, hipertensão ou algum tipo de enfermidade óssea
Como todo procedimento cirúrgico, devemos entender os riscos e suas vantagens e desvantagens, portanto, cada caso deve ser amplamente avaliado e diagnosticado. A maior complicação desse tipo de cirurgia é a infecção do enxerto que pode levar à perda de todo o material que se colocou e obrigando a uma nova intervenção
Leia Também
Cuidados pós cirúrgicos
Repousar bastante: é importante não fazer nenhum esforço físico ou praticar esportes por pelo menos 24 horas.
Não tomar sol.
Não fumar ou ingerir qualquer tipo de bebida alcoólica.
Ficar de preferencia sentado e ao deitar utilizar 2 travesseiros ,mantendo a cabeça mais elevada que o corpo
Não cuspir, bochechar.
Evite falar muito.
Fazer compressa de gelo no local por 4 horas para amenizar edemas e hematomas da cirurgia.
Use corretamente a medicação prescrita pelo dentista.
À medida que os implantes dentários se tornam cada vez mais comuns para o tratamento de substituição de dentes, os procedimentos de elevação dos seios maxilar também estão se tornando comuns; a conclusão bem-sucedida de uma elevação do seio garante que haja um nível adequado de osso na boca e o sucesso do implante dental.