Aftas
Thinkstock/Getty Images
Aftas

A estomatite é uma inflamação que acontece  dentro da boca e é provocada por um vírus, aparecendo  um monte de bolinhas redondas e amareladas (como as aftas), acompanhadas de dor, febre e muito desconforto, e isso tudo acaba deixando a criança irritada e com dificuldade de comer. Não há muito a fazer, a não ser aliviar o incômodo, e geralmente isso dura de 7 a 15 dias.

A proliferação dessas aftas faz com que as crianças não queiram escovar os dentes, pois doem. Assim, mau hálito e sangramentos na gengiva acabam surgindo pela falta de escovação.

A doença é mais comum na primeira infância e pode ocorrer a partir dos 6 meses, quando o bebê para de receber anticorpos da mãe pelo leite materno e a imunidade fica mais baixa, mas a idade mais comum de aparecer a estomatite é entre 2 e 5 anos.

É possível, mas não comum, ocorrerem maiores complicações. Nesse caso, o tratamento requer antibióticos. Na maioria das vezes, a complicação mais grave é a desidratação, já que as feridas na boca fazem com que a criança tenha dificuldade em comer e beber.

Não há providências totalmente eficazes, mas lavar as mãos é sempre bom para evitar vários tipos de contaminação. Outra dica é manter os objetos levados à boca sempre higienizados, com sabão ou detergente.

O ideal é ficar em repouso, ingerir bastante líquido e alimentos pastosos frios, pouco ácidos e com o mínimo de tempero. Iogurte, sorvete, gelatina e suco de frutas não ácidas, como maçã e mamão, são boas opções.

Dependendo do quadro podem ser administrados analgésicos para aliviar os sintomas, assim como antitérmicos, se houver febre. O importante é procurar um médico ou dentista para que a dose e o tipo de remédio mais indicados sejam prescritos.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!