escovar os dentes
shutterstock
escovar os dentes

 Você provavelmente sabe que precisa escovar os dentes 3 vezes por dia. Mas sabiam que há um debate sobre se é melhor escovar os dentes logo após acordar (antes do café da manhã) ou escová-los depois de comer. E dependendo de quem você perguntar, você terá uma resposta diferente.

O melhor momento para escovar os dentes pode depender dos níveis de placa na boca, quando você comeu pela última vez e qual é o risco de cárie. Escovar os dentes antes ou depois do café da manhã pode não importar para algumas pessoas, mas se você quiser ser exigente, uma maneira pode ser melhor que a outra.

Por que é importante escolher o melhor momento para escovar os dentes?

Tudo se resume a subprodutos de placa e ácido. Quando você escova os dentes logo pela manhã ,antes do café da manhã , você está removendo o biofilme de placa que se acumulou enquanto você dormia. Como a placa usa os alimentos que você come para produzir mais bactérias e subprodutos ácidos, comer com placa nos dentes pode, tecnicamente, aumentar o risco de desmineralização do esmalte e cáries.

Por outro lado, muitas pessoas preferem esperar para escovar os dentes depois de comer, para que possam limpar a comida dos dentes também. O único problema a ter em mente é que você não quer escovar os dentes logo depois de comer porque, se fizer isso, pode esfregar os ácidos que estão na boca. Contanto que você não esteja em alto risco de cáries e tenha tempo para deixar os ácidos neutralizarem, provavelmente não será um problema esperar para escovar os dentes depois de comer.

Mas se você tem um histórico de cárie frequente e está com pressa, provavelmente é melhor escovar logo ao acordar.

Como você decide o que é melhor: escovar os dentes antes ou depois do café da manhã?

O melhor momento para escovar os dentes é sempre que você puder fazê-lo, desde que escove pelo menos 3 vezes por dia.

Se você realmente deseja ir além no controle da placa, há outra opção a considerar: escovar os dentes logo ao acordar, tomar café da manhã e escovar novamente depois. Adotar essa abordagem requer um pouco mais de tempo, mas você está limitando o acúmulo de placa bacteriana , a erosão ácida e os restos de comida deixados nos dentes no dia seguinte.

Não escove imediatamente após comer 

Sempre que você come ou bebe alguma coisa, as partículas de alimentos e os ingredientes se combinam com as bactérias naturais em sua boca. Por sua vez, essas bactérias secretam um subproduto ácido. O ácido pode danificar o esmalte dos dentes , e é por isso que lanches frequentes ao longo do dia são considerados um grande risco de cárie dentária.

Como você não quer esfregar o ácido com uma escova de dentes (aumentando a erosão e danos ao esmalte), você precisa esperar que eles se neutralizem. Como regra geral, os ácidos ficam ativos por cerca de 30 minutos toda vez que você come ou bebe . Você não quer embaralhá-los ao redor de sua boca e piorar o dano.

Se você acabou de comer, não se apresse para escovar os dentes. A melhor hora para escovar os dentes é pelo menos meia hora depois de comer. Então, dê-se algum tempo.

Alimentos Que Danificam O Esmalte Se Escovados Imediatamente

Leia Também

Certos tipos de alimentos são mais ácidos do que outros. E depois há os alimentos ricos em amido ou carboidratos, que produzem mais biofilme de placa. Embora você não vá evitar esses alimentos completamente, você deve manter sua dieta em mente ao escolher quando vai escovar os dentes em seguida. Ou, se você comê-los com menos frequência.

Suco De Laranja

Ele é é ácido. E como um líquido, essencialmente cobre todos os dentes toda vez que você toma o suco. Os ácidos podem fluir por toda a boca, tornando a escovação imediatamente após o café da manhã uma má escolha. Além disso, a maioria dos sucos de frutas também contém açúcares ou adoçantes adicionados, que aumentam a produção de ácido.

Fruta Seca

Adora colocar frutas secas em sua granola, iogurte ou aveia? As frutas secas são bastante pegajosas e podem aderir aos dentes quando você as mastiga. Isso significa maior exposição ácida nessas áreas

Pães e bolos

Bolos e pães assados ​​​​tendem a causar grandes quantidades de acúmulo de placa depois de comê-los. E se a sua massa tiver adicionado açúcar, isso pode agravar o problema produzindo placa e mais ácido por causa dos adoçantes envolvidos.

Como Escovar Os Dentes Corretamente

Escove os dentes imediatamente após acordar (antes do café da manhã) ou pelo menos 30 minutos após o café da manhã. Se você estiver escovando no final do dia ou à noite, lembre-se de esperar pelo menos meia hora depois de comer antes de escovar.

Afinal, Escovar Antes Ou Depois Do Café Da Manhã?

Depende de quem você perguntar. Escovar antes ainda deixa comida na boca. Escovar depois significa que você corre o risco de mais exposição ao ácido. Se você realmente quer o melhor dos dois mundos, você vai escovar antes de comer e 30 minutos depois

Mas o melhor momento para escovar os dentes é sempre que puder, desde que você escove pelo menos duas vezes por dia, no mínimo.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!