Os dentes decíduos começam a aparecer quando os bebês têm cerca de seis meses
shutterstock
Os dentes decíduos começam a aparecer quando os bebês têm cerca de seis meses

Essa semana me deparei com um amigo me dizendo que seu filho com apenas 1 mês de vida surgiu um dente .  

O nascimento dos primeiros dentinhos acontece por volta dos seis meses de idade. Mas pode acontecer, ainda que raramente, que um ou mais dentes já estejam presentes ao nascimento que seria o dente natal ou até venha a nascer por volta de um mês de idade. Este seria o caso do chamado dente neonatal.

Na maioria das vezes, os dentes neonatais são pequenos, cônicos e pouco desenvolvidos, apresentando uma coloração amarelo-acastanhada e defeitos no esmalte. Eles muitas vezes não estão totalmente desenvolvidos e podem ter uma raiz fraca.

Qual a sua causa ?

As causas são desconhecidas, mas alguns fatores estão associados à hereditariedade.

Muitas teorias têm sido propostas para explicar, como a influencia genética na associação com síndromes, por exemplo, na displasia condroectodérmica, Síndrome de Turner, Síndrome de Noonan e Oculo mandibular dicefalia.

Como o dente neonatal é diagnosticados?

O pediatra ou os próprios pais podem observar e diagnosticar o dente neonatal com um exame físico da boca do seu filho. Um raio-X pode mostrar uma raiz do dente que não está totalmente formada.

Leia Também

A presença de dentes neonatais podem provocar o aparecimento de uma úlcera traumática na superfície inferior da língua, conhecida como doença de Riga-Fede. A dor provocada por esta lesão dificulta a amamentação e pode levar a desidratação e a perda de peso do recém-nascido. 

Como os dentes natais são tratados?

O tratamento dependerá dos sintomas, avaliação clínica que e dependerá da gravidade ou não. Que será, extração ou alisamento dele.

Em alguns casos eles podem estar soltos porque a raiz não está totalmente desenvolvida. Os dentes podem então ser removidos. Isso é feito para diminuir o risco de seu filho respirar o dente em suas vias aéreas. Ou os dentes podem ser removidos se estiverem danificando a língua do bebê. Outra opção pode ser suavizar as bordas superiores dos dentes. Isso evita danos à língua do seu filho. 

As complicações que podem ocorrer como resultado dos dentes natais ou neonatais são: 

  • Problemas com a amamentação. Isso ocorre porque seu bebê pode mordê-lo acidentalmente durante a amamentação, além de machucar a mãe
  • Lesão na língua 
  • Possível risco de seu filho inalar o dente em suas vias aéreas e pulmões se o dente se soltar

Por isso sempre importante a visita a o pediatra e observar tudo e qualquer desconforto em seu bebê


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!