Lábios e dentes
Hung Diesel/Pixabay
Lábios e dentes

O câncer de lábio é um tipo de câncer de boca, o que parece assustador, mas a boa notícia é que, se detectado precocemente, pode ser tratado com sucesso. Portanto, o diagnóstico precoce é essencial, 

Se você não ouviu muito sobre isso, você não está sozinho, estatísticas dizem que a grande maioria das pessoas já ouviu falar em câncer de boca, mas pouquíssimas sabem sobre o câncer labial. Portanto, é realmente importante saber o que procurar e como ele difere de outros tipos de câncer.

Os sinais e sintomas incluem:

  • Alterações visíveis na pele dos lábios
  • Feridas abertas
  • Uma mancha vermelha com coceira e sangramento
  • Caroços ou crescimentos semelhantes a verrugas
  • Uma área de pele pálida ou branca que se parece com uma cicatriz

Causas:

Como muitos cânceres, o câncer de lábio pode ser atribuído em parte a fatores de estilo de vida. Os seguintes fatores aumentam o risco:

  • Exposição ao sol
  • Uso do tabaco
  • Uso de álcool

Aproximadamente um terço dos cânceres de lábios estão associados à exposição excessiva ao sol. No entanto, embora a incidência de câncer de lábio seja bastante baixa, isso não significa que seja inexistente.

O uso de tabaco e álcool também são fatores de risco. Pessoas que bebem de três a quatro bebidas alcoólicas por dia têm duas vezes mais chances de desenvolver câncer de boca do que aquelas que não bebem, e o risco é duas a três vezes maior quando o uso de tabaco e o consumo diário de álcool são combinados.

É uma afta ou câncer?

Algumas pessoas entram em pânico quando veem feridas abertas nos lábios, mas, embora as lesões cancerígenas possam parecer feridas quando aparecem pela primeira vez, elas não cicatrizam tão rapidamente.

Leia Também

A coisa mais importante a lembrar é se você notar uma mudança na aparência dos seus lábios, converse com seu dentista ou médico e eles poderão tranquilizá-lo e encaminhá-lo para uma segunda opinião, se necessário.

Como o câncer de lábio difere de outros cânceres?

Esta doença difere das outras porque é quase sempre curável se detectada precocemente, e geralmente bastante visível.

Diagnóstico precoce do câncer de lábio

Não é demais enfatizar que uma das coisas mais importantes que você pode fazer para reduzir o risco de diagnóstico tardio é comparecer a consultas regulares com seu dentista, pois eles são treinados para detectar sinais de câncer de boca.

Nunca é tarde para mudar seu estilo de vida para melhor.Esteja atento ao verificar se há alterações em seus lábios, diminua seus fatores de risco, se puder, mantenha seu músculo mais liso usando protetor labial diariamente e certifique-se de marcar e comparecer a consultas regulares com seu dentista.

Esteja ciente do câncer de lábio e compartilhe seu conhecimento para ajudar os outros.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!