leite materno, mãe, mamadeira
shutterstock
leite materno, mãe, mamadeira

Dar leite aos pequeninos com mamadeiras é uma prática comum que vem sendo seguida há muito tempo. Mas já pensamos, estamos fazendo a prática certa? Como isso pode prejudicar nossos bebês? E nós realmente precisamos parar de alimentar eles com mamadeiras? 

Um dos efeitos prejudiciais mais comuns da mamadeira é a cárie dental ou  chamada de cárie de mamadeira. 

Vamos entender o que realmente significa a cárie de mamadeira e como ela pode ser evitada. 

Ela refere-se à cárie causada ​​em crianças dormindo com mamadeiras. 

Caracteriza-se pela destruição extensa da maioria dos dentes de leite que seguram mamadeiras e chupetas na boca por longos períodos de tempo, por exemplo, enquanto adormecem com o bico da mamadeira ou chupeta na boca, proporcionando uma ambiente favorável para que as bactérias se alojem.

CAUSAS DA DETERIORAÇÃO DA MAMADEIRA

Leia Também

  • Alimentos como leite, mel, sucos de frutas e chupetas
  • A alimentação à noite representa uma séria ameaça, especialmente se os dentes não forem limpos após a alimentação
  • Alimentação além da idade de desmame, ou seja, além de 12 a 15 meses
  • Crianças afetadas com distúrbios do sono
  • Recém-nascidos com baixo peso ao nascer (menos de 2,5kg)

A cárie precoce da infância tem um padrão característico de cárie marrom-amarelado a preto que afeta quase todas as superfícies dos dentes de leite. Quando não tratada pode até levar a dor, inchaço e até perda de dentes. Isso, por sua vez, leva a más articulações da fala e perda de confiança nas crianças. Por isso, é vital para tratar e prevenir as cáries dentárias.


DR BRUNO PUGLISI NOS PASSA ALGUMAS DICAS DICAS PARA PREVENIR :

Conscientizar os pais e educá-los sobre as causas e consequências  é, antes de tudo, parte da prevenção.


  • O aconselhamento pré-natal deve ser o primeiro passo para a prevenção que envolve a educação das mães sobre as práticas de higiene bucal. Vários mitos relacionados à higiene bucal durante a gravidez devem ser esclarecidos. Eles precisam ser educados sobre o desenvolvimento dentário em crianças e vários programas preventivos relacionados ao mesmo.
  • O aconselhamento pós-natal é a parte mais importante do manejo preventivo. Práticas adequadas de alimentação e uso de mamadeira, padrão de erupção dos dentes e período de dentição das crianças podem ser discutidos com os novos pais.
  • O aleitamento materno deve ser incentivado.
  • As crianças não devem dormir com a mamadeira na boca.
  • A água pode ser dada após a alimentação com mamadeiras. Caso contrário, a boca deve ser limpa logo após a alimentação.
  • Copos para beber líquidos devem ser introduzidos o mais cedo possível quando as crianças começam a desmamar.
  • Por último, para quebrar o hábito de mamadeira, os sucos podem ser introduzidos com água fervida . Essa diluição é feita aos poucos substituindo o leite por água.

A boa saúde oral dos nossos pequeninos está nas nossas mãos. Um check-up odontológico preventivo de rotina para crianças deve ser agendado antes do primeiro ano de vida. Procure um odontopediatra. Educar os pais sobre esses motivos pode ser útil na detecção precoce da cárie, limitando suas possíveis complicações.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!