A sensibilidade dental, também conhecida como sensibilidade radicular ou hipersensibilidade dental, é uma condição que aparece com bastante frequência nos dias de hoje. As pessoas com dentes sensíveis sentem dor sempre que bebem bebidas quentes ou frias. A mesma coisa acontece se eles respiram ar frio. É muito desconfortável e pode afetar qualquer pessoa.
O dente é constituído por uma coroa (parte visível) e uma raiz (implantada no osso maxilar). A coroa possui à sua superfície o esmalte, que recobre a camada mais interior chamada dentina. Quando o esmalte fica desgastado a dentina fica exposta. Esta apresenta canais dentinários desde a parte exterior do dente até ao nervo (polpa dentária). Quando os canais são estimulados por alterações de temperatura, certos alimentos ou outro tipo de agressões, podem originar dor de dente.
O que causa sensibilidade nos dentes?
As principais causas de sensibilidade dentária são as seguintes:
- Cárie dentária, principalmente as situadas na raiz do dente, ou em zonas onde a espessura de esmalte é mais fina (colo do dente)
- Dentes fraturados , o que acontece com maior frequência nos incisivos devido a traumatismos, provocando sensibilidade nos dentes da frente
- Restaurações com infiltrações
- Doença nas gengivas, que normalmente se inicia com inflamação
- (gengivite)
- Raiz do dente exposta devido a recessão da gengiva (gengiva desce)
- Erosão ácida
- Consumo frequente de bebidas gaseificadas ou de alimentos com acidez
- Refluxo gástrico como bulimia
- Esmalte dentário desgastado (dentes desgastados)
- Bruxismo ( apertar ou ranger os dentes)
- Mal oclusão (oclusão dentária incorreta);
- Pasta dental abrasiva (principalmente pastas branqueadoras);
- Técnica de escovação incorreta (movimentos incorretos e/ou com força excessiva);
- Sensibilidade nos dentes após restauração (tubos dentinários que foram expostos e respondem com dor a esta alteração, normalmente temporária);
- Sensibilidade nos dentes após clareamento ou branqueamento dental
Que tipos de tratamentos existem para a sensibilidade dentária?
Tudo se resume a situação neste momento específico. Dependendo da situação, o dentista começará com coisas como creme dental dessensibilizante. Este é o método mais simples que ajudará a bloquear a dor. Não é tão caro obter esse tipo de pasta de dente e, como não é abrasivo, ajuda a manter os dentes em ótima forma sem grandes problemas.
Leia Também
O dentista também pode aplicar flúor nas áreas sensíveis. O flúor ajuda a aumentar o poder do esmalte dos dentes e também diminui a dor. Às vezes, a raiz exposta pode ser tratada simplesmente colocando um pouco de resina adesiva nos serviços de raiz sensíveis. Mas este é um procedimento que pode causar um pouco de dor, então pode ser necessário um anestésico local.
Se as coisas forem muito complicadas, o dentista optará por um enxerto cirúrgico de gengiva. Isso acontece se a raiz do dente perdeu muito tecido da arma. O procedimento ajuda a reduzir a sensibilidade geral e também protege as raízes expostas.
Ainda assim, existem casos em que a sensibilidade dental não regride após os tratamentos descritos, o que pode implicar tratamentos mais invasivos, como o tratamento do canal. Em casos mais graves pode ser necessário efetuar a extração do dente.
Como cuidar em casa a sensibilidade:
- Manter uma boa higiene oral e utilizar uma escova de dentes mais macia, de modo a diminuir a abrasão durante a escovação e assim não lesar o esmalte. Deve-se complementar a higiene oral com a utilização de fio ou fita dental.
- Usar uma pasta de dentes para dentes sensíveis formulada para ajudar a melhorar os sintomas evitando ao máximo pastas de maior abrasividade (branqueadores e antitártaro).
- Além da escovação, e para aumentar o efeito dessensibilizante
- das pastas indicadas para sensibilidade dental, deve-se aplicar diretamente a pasta sobre o dente ou dentes com sensibilidade, com o auxílio de um cotonete ou do próprio dedo passar levemente a superfície do dente. Muitas vezes, deste modo consegue-se um alívio imediato da sensibilidade dentária.
- Complementar a escovação com produtos com fluor, ou bochechos, que feitos diariamente promovem a remineralização do esmalte, travando de alguma forma o seu desgaste.
- Cuidados na alimentação, evitar alimentos e bebidas ácidas ou gaseificadas, demasiado quentes ou demasiado frias (geladas).
- No entanto, que estes procedimentos em casa devem sempre ser efetuados sob orientação do Dentista, que deve ser o responsável pelo diagnóstico e tratamento