mau hálito
shutterstock
mau hálito

Bactérias na boca que sobraram da comida que você come podem criar cheiros desagradáveis ​​se não forem removidas. Alguns alimentos como alho e cebola contêm óleos com odores fortes e são transportados pelo sangue. Eventualmente, esses óleos chegam aos pulmões, onde você os expira ao falar. Felizmente, alguns alimentos têm o efeito oposto e combatem o mau hálito.

Você provavelmente já inclui alguns desses alimentos em sua dieta, então empregá-los para combater o mau hálito é fácil. 

Dr Bruno Puglisi lista abaixo alguns para alívio do mau hálito.

1. Frutas e vegetais crus

O poder abrasivo da fibra age como uma escova de dentes e é ótimo para manter a boca limpa . Frutas e vegetais  cheios de fibras, como aipo, couve, maçã e cenoura, fazem com que a boca produza mais saliva quando você os come. A fibra desses alimentos também ajuda contra o mau hálito, garantindo a passagem rápida pelo intestino.

Frutas e vegetais ricos em fibras que também são ricos em vitamina C combatem o mau hálito de forma mais eficaz. A vitamina C combate a doença das gengivas, impedindo o crescimento de bactérias na boca.

2. Iogurte

O iogurte é um ótimo alimento para adicionar a sua dieta pois funciona para combater o mau hálito de várias maneiras.

Produtos lácteos como iogurte são tipicamente ricos em vitamina D, o que reduz o crescimento de bactérias no corpo.

3. Especiarias e ervas

Muito antes de mascar chiclete, as pessoas beliscavam ervas e especiarias naturais para mascarar o mau hálito. O médico grego Hipócrates, o pai da medicina ocidental, criou um enxaguante bucal com vinho e ervas.

Qualquer erva como salsa, hortelã ou alecrim funcionará. O ácido rosmarínico, em homenagem ao alecrim, reduziu significativamente o hálito de alho. Tente fazer chá fervendo as folhas se não gostar da ideia de comê-las cruas.

4. Chá

Leia Também

O chá pode não ser tecnicamente um alimento, mas suas propriedades de combate ao odor simplesmente não podem ser ignoradas. Tanto o chá verde quanto o preto contêm antioxidantes que matam as bactérias. O chá contém polifenóis que diminuem os compostos de enxofre que levam ao mau hálito.

Tenha cuidado para não beber muito chá preto, pois pode levar a uma boca seca, piorando os odores. Tente tomar uma xícara entre as refeições para manter o hálito fresco e ajudar na digestão.

5. Chicletes sem açúcar

O chicletes é um método testado e comprovado de mascarar o mau hálito. Ele ajuda a remover alimentos presos com mastigação repetitiva e aumenta a produção de saliva. O excesso de saliva limpa 

Lembre-se que nem todo chiclete é igual. O que contém açúcar pode causar cáries e piorar o mau hálito, então opte por uma variedade sem açúcar.

6. Água

Você pode manter seu hálito fresco certificando-se de estar adequadamente hidratado. A água irá naturalmente lavar partículas de alimentos, bactérias e outras células causadoras do mau hálito.

Como as bactérias sobrevivem dos restos de comida em sua boca, basta enxaguar após uma refeição para ajudar a combater o mau hálito. Tente beber cerca de dois litros de água por dia.

7. Gengibre

Há uma razão pela qual o gengibre é servido como um limpador de paladar em seu local de sushi local. O gengibre limpa o paladar com uma série de compostos que combatem o odor.

O gengibre fresco funcionará melhor do que o processado, mas ambos são eficazes. Mastigar um pedaço pequeno  é mais que suficiente.

8. Chocolate amargo 

Assim como o chiclete, a chave aqui é o baixo teor de açúcar. Comer chocolate amargo diminui as bactérias da boca e evita o acúmulo de placa por causa de seu açúcar reduzido. O composto CBH provou prevenir a cárie dentária fortalecendo o esmalte. O CBH é encontrado naturalmente no cacau, mas a quantidade diminui à medida que é transformado em chocolate.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!