Os problemas de saúde não precisam se originar na boca para prejudicar os dentes e as gengivas. Esteja ciente de que condições médicas de diabetes a úlceras podem afetar sua saúde bucal, corroendo os dentes, causando mau hálito e até mesmo afetar sua língua.
Dr Bruno Puglisi nos passa algumas situações:
Refluxo Gástrico ou refluxo ácido
É frequentemente detectada pelos dentistas porque um dos principais sinais da doença é a erosão dentária. Os sucos ácidos do estômago fluem para a boca e dissolvem o esmalte dos dentes ao longo do tempo.
Quando você tiver um refluxo, proteja seus dentes enxaguando abundantemente com água ou mascando chiclete sem açúcar para estimular o fluxo de saliva e reduzir o ácido na boca.
Não escove os dentes imediatamente após o refluxo ,as cerdas podem danificar o esmalte já enfraquecido pelo ácido.
Úlceras Aparecendo como feridas no revestimento do estômago ou do intestino
As úlceras são muitas vezes o resultado da bactéria H pylori. Essas bactérias podem enfraquecer o revestimento protetor do estômago. Embora as úlceras não prejudiquem sua saúde bucal, o medicamento usado para combater a úlcera pode afetar sua boca e língua.
Não se preocupe, o efeito colateral é inofensivo.
Doença renal
Esta doença geralmente afeta sua saúde bucal, causando mau hálito, porque os rins não podem mais filtrar efetivamente os resíduos e as toxinas do sangue. Se você perceber que está com mau hálito, visite seu dentista imediatamente
A doença renal não tratada levará à insuficiência renal.
Diabetes
As pessoas com diabetes têm muita glicose (açúcar) no sangue por um longo período e são mais propensas a ter doenças gengivais e perder dentes.
Bons hábitos de saúde bucal, no entanto, podem ajudar a diminuir o risco desses problemas dentários. Se você tiver problemas com suas gengivas ou dentes como resultado do diabetes, tome cuidado ao escovar e usar fio dental e converse com seu dentista.
Pressão Alta
Os medicamentos frequentemente usados para tratar a pressão alta podem ter um efeito colateral na saúde bucal.
Essa condição faz com que as gengivas incham e cresçam sobre os dentes, levando a uma infecção periodontal grave se não for impedida. A detecção precoce e o tratamento do aumento gengival podem conter esta condição antes que se torne mais grave.