Saúde bucal
Tânia Rêgo/Agência Brasil - 28/04/2015
Saúde bucal

Os problemas de saúde não precisam se originar na boca para prejudicar os dentes e as gengivas. Esteja ciente de que condições médicas de diabetes a úlceras podem afetar sua saúde bucal, corroendo os dentes, causando mau hálito e até mesmo afetar sua língua.

Dr Bruno Puglisi nos passa algumas situações:

Refluxo Gástrico ou refluxo ácido

É frequentemente detectada pelos dentistas porque um dos principais sinais da doença é a erosão dentária. Os sucos ácidos do estômago fluem para a boca e dissolvem o esmalte dos dentes ao longo do tempo. 

Quando você tiver um refluxo, proteja seus dentes enxaguando abundantemente com água ou mascando chiclete sem açúcar para estimular o fluxo de saliva e reduzir o ácido na boca. 

Não escove os dentes imediatamente após o refluxo ,as cerdas podem danificar o esmalte já enfraquecido pelo ácido. 


Úlceras Aparecendo como feridas no revestimento do estômago ou do intestino


As úlceras são muitas vezes o resultado da bactéria H pylori. Essas bactérias podem enfraquecer o revestimento protetor do estômago. Embora as úlceras não prejudiquem sua saúde bucal, o medicamento usado para combater a úlcera pode afetar sua boca e língua.

Não se preocupe, o efeito colateral é inofensivo. 


Doença renal


Esta doença geralmente afeta sua saúde bucal, causando mau hálito, porque os rins não podem mais filtrar efetivamente os resíduos e as toxinas do sangue. Se você perceber que está com mau hálito, visite seu dentista imediatamente

A doença renal não tratada levará à insuficiência renal.

Diabetes

As pessoas com diabetes têm muita glicose (açúcar) no sangue por um longo período e são mais propensas a ter doenças gengivais e perder dentes. 


Bons hábitos de saúde bucal, no entanto, podem ajudar a diminuir o risco desses problemas dentários. Se você tiver problemas com suas gengivas ou dentes como resultado do diabetes, tome cuidado ao escovar e usar fio dental e converse com seu dentista. 


Pressão Alta


Os medicamentos frequentemente usados ​​para tratar a pressão alta podem ter um efeito colateral na saúde bucal. 

Essa condição faz com que as gengivas incham e cresçam sobre os dentes, levando a uma infecção periodontal grave se não for impedida. A detecção precoce e o tratamento do aumento gengival podem conter esta condição antes que se torne mais grave.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!