Esse sintoma pode indicar problemas com a saúde e que o seu sono não está sendo muito bom durante a noite. Por isso, é preciso ficar atento para as causas e forma de tratamento para o sintoma de boca seca ao acordar.
CAUSAS DE ACORDAR COM A BOCA SECA
Apesar de serem fatores relacionados normalmente ao resfriado, acordar com a boca seca e com dor de garganta são indícios de apneia do sono, um distúrbio que faz com que a pessoa acorde muitas vezes durante a noite, tornando o sono agitado e não reparador. A maioria das pessoas que sofrem com a síndrome tendem a ter alguns sintomas parecidos com:
- Ardor na boca e às vezes com gosto estranho
- Sensação de boca seca e pegajosa como se estivesse com bolas de algodão
- Secura que não soluciona ao beber água, além da dificuldade de falar e engolir
- Lábios e garganta seca ou feridas na boca
- Relacionados a dormir com a boca aberta, que podem levar à secura, são fatores que colaboram com a boca seca ao acordar e a interrupção da respiração durante a noite e o ronco, principais sintomas da apneia do sono.
APNEIA DO SONO?
O diagnóstico de apneia do sono é feito por meio do exame de polissonografia, que indica possíveis alterações do sono. Também conhecido como exame do sono, ele é feito durante uma noite de sono por meio sensores colocados sobre a pele. Esses sensores registram as ondas cerebrais, o nível de oxigênio no sangue, a frequência cardíaca e respiratória, além do movimento dos olhos e das pernas.
APNÉIA OBSTRUTIVA DO SONO
Caracterizada pela obstrução parcial ou total das vias respiratórias, ocorre quando os tecidos da faringe e a língua relaxam mais do que o normal. Como consequência, caem sobre a traqueia e limitam ou obstruem a passagem do ar. Nesse caso, o paciente para de respirar dezenas ou até mesmo centenas de vezes durante uma única noite de sono, essas pausas chegam a durar entre 10 segundos ou mais.
A ausência da respiração faz com que a oxigenação do sangue caia e o cérebro emita alertas capazes de despertar a pessoa por alguns segundos para que consiga voltar a respirar. Apesar de breves e, em muitos casos, são percebidos pela pessoa com apnéia, esses despertares fragmentam o sono e impedem que a pessoa atinja a todos os níveis de um sono saudável. Como efeito disso, são gerados uma série de prejuízos para o organismo, como a sonolência diurna extrema, que impede o foco e concentração nas atividades diárias.
TRATAMENTO
A melhor maneira de solucionar é buscando a causa de sentir a boca seca. Se a causa for apneia do sono, uma solução será fazer o tratamento utilizando o aparelho CPAP. Ele é capaz de evitar o ronco e as apneias, pois evita o fechamento da passagem do ar para os pulmões no tratamento de apneia do sono.