Implante metálico e sua fixação
BBC
Implante metálico e sua fixação

O encaixe da mandíbula com o crânio é chamado de articulação temporomandibular (ATM). Na verdade, a mandíbula não toca diretamente o crânio, para evitar o atrito entre eles temos uma estrutura chamada disco articular.

O movimento de abrir e fechar a boca é indolor, pela ação desse disco, lubrificado por um líquido (líquido sinovial), que possibilita o deslizamento dos ossos.

Os estalos são emitidos quando a posição desse disco está alterada, deixando-o deslocado. Abrir ou fechar a boca, ao mastigar, por exemplo, faz com que o disco articular volte abruptamente para o lugar, causando o ruído. É possível dizer que o estalo é um indício de que há uma alteração estrutural e funcional da ATM


O que é DTM


A disfunção temporomandibular (DTM) pode ser a causa dos estalos na mandíbula. Trata-se de um problema muito comum, que causa dor e desconforto. As dores dificultam a mastigação dos alimentos e podem provocar, além dos estalos frequentes, o travamento da mandíbula, entre outros sintomas. Estas dores causadas pela DTM são definidas como dores orofaciais. Elas vêm dos dentes, da boca e dos maxilares e podem se estender à cabeça, pescoço e ouvido, não apenas à área da face.

Os sintomas podem ser detectados pela própria pessoa e os estalos, geralmente, indicam que há algum desequilíbrio na ATM. Por isso, ainda que não tenha dor relacionada aos estalos, estes podem ser os primeiros sintomas da DTM. O diagnóstico da disfunção, porém, deverá ser feito pelo dentista.

A ocorrência dos estalos na mandíbula só é considerada preocupante quando há dores imediatas. Entretanto, outros tipos de dores podem estar acontecendo, sem que a relação com os estalos seja constatada. Dores de cabeça constantes, diagnosticadas como enxaqueca ou cefaleia tensional, dores cervicais, na região do pescoço, a quebra involuntária de dentes ou próteses, sem motivo aparente, abfrações nos dentes – que é o processo de perda da estrutura dentária, próximo à gengiva, na base do dente, causando sensibilidade e, inclusive sintomas relacionados ao ouvido, como a sensação de surdez momentânea, quando os sons parecem estar abafados, o chamado tamponamento ou plenitude do ouvido.


Causas


As causas dos estalos e, consequentemente, da DTM podem ser inúmeras. Traumas na mandíbula, causados por impacto ou mesmo pela idade; danos à ATM devido ao hábito de mascar chiclete ou roer unhas; estresse emocional; tensão muscular; apertamento dos dentes , bruxismo e doenças sistêmicas, entre outros fatores, são capazes de desencadear o distúrbio.

Tratamento

Após a identificação do quadro de DTM, os tratamentos variam de acordo com a causa do problema. Existem diversos tipos de terapias, que visam controlar a dor e recuperar a funcionalidade do aparelho mastigatório, que pode ter sido comprometida.

No caso da DTM ter sido provocada pelo bruxismo – o hábito de ranger os dentes durante o sono -, placas relaxantes de acrílico podem ser utilizadas no tratamento. Estas placas são personalizadas e têm função miorrelaxantes. O mais comum é que o paciente use apenas durante a noite.

Há ainda procedimentos de reabilitação orofuncional, feitos por meio da aplicação de toxina botulínica, que relaxa a musculatura e diminui a tensão na região articular. Isso alivia a dor, diminuindo o processo inflamatório e também pode agir na prevenção da disfunção. Apenas em casos extremos, recorre-se ao tratamento cirúrgico.

No dia a dia, existem exercícios que podem auxiliar no alívio dos incômodos causados pelas alterações na ATM. Fisioterapia local pode estimular o relaxamento dos músculos faciais e contribuir no tratamento da DTM.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!