Homem com dor de dente
Freepik.com/Cookie_studio
Homem com dor de dente

Eles são conhecidos como dentes do  juízo (siso, em latim) porque aparecem até os 21 anos. Os terceiros molares eram responsáveis por ajudar na mastigação, mas ao longo dos anos eles perderam sua função e agora ficam escondidos no fundo da nossa boca. Eles só são lembrados quando começam a nascer e causar incômodo. Dizem que no futuro as pessoas irão nascer sem eles

Eles podem nunca nascer em algumas pessoas. Em outros casos, podem ficar escondidos sob a gengiva ou até pelo osso que são chamados de inclusos ou até em algumas pessoas surgirem os quartos molares ou segundo dente do siso.

Existem  pessoas com espaço o suficiente na boca para acomodar os quatro dentes sem causar problemas para a arcada dentária. Neste caso, a remoção não é necessária. Quem vai orientar se o procedimento deve ser feito, ou não, é o seu dentista. 

A falta de espaço causando um apinhamento dos dentes anteriores e a dificuldade de higienização são os principais motivos para retirar os sisos. Mas tem  também a indicação ortodôntica e reabsorção das raízes dos dentes vizinhos como outros motivos para indicarmos a extração. 

Os profissionais recomendam os dentes do siso sejam extraídos antes dos 30 anos. Depois dessa idade, a raiz se calcifica e o procedimento fica mais difícil, podendo gerar complicações. 

O que sabemos é que quanto mais jovem, menos calcificado está o osso, gerando menor trauma cirúrgico e um melhor pós-operatório. 

Durante o procedimento, a anestesia impede que o paciente sinta dor. Para prevenir ou amenizar o incômodo após a cirurgia, são receitados medicamentos pré e pós cirúrgicos. O pós-operatório depende da maneira como o dente foi retirado. Dependendo da posição e localização desse dente que irá definir a dificuldade e desconforto do paciente, já que na região do dente do siso se encontra próximo o nervo alveolar inferior, que causa maior dor dependendo da proximidade do dente com o nervo.

Quando em contato com esse nervo, podemos ter como resultado uma parestesia que é a perda de sensibilidade temporária da região

Os sisos podem ser extraídos até mesmo antes de nascer para evitar desalinhamento dos dentes vizinhos e até cárie nos dentes ao lado.


Existem técnicas e manobras cirúrgicas adequadas para remoção de cada tipo e localização desse dente ,por isso importante procurar um especialista como o Cirurgião Buco Maxilo Facial para a extração.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!