Dentes, saúde bucal, boca
Ryan McGuire/ Gratisography
Dentes, saúde bucal, boca

A Dieta Keto, como dizem os americanos, está na moda. Sem dúvida, você já viu e ouviu falar de pessoas perdendo peso com essa dieta. 

Sempre que ouvimos falar de dietas da moda, somos os primeiros a questionar como elas afetarão sua saúde bucal. 

A dieta cetogênica é uma dieta muito baixa em carboidratos e rica em gordura, pense em carne, peixe, queijo, nozes e vegetais com baixo teor de carboidratos.

Na verdade, comer menos açúcar pode levar a menos bactérias nos dentes e na boca, o que por si só é melhor para os dentes e gengivas. 

Enquanto muitas pessoas adoram a ideia de uma melhor saúde bucal, há uma conexão entre a dieta cetôgenica e a saúde bucal que pode levar ao hálito cetônico. 

O hálito cetônico geralmente tem um cheiro de forte (acetona), e ainda acompanhado de bactérias na boca,  pode ter um cheiro ainda mais desagradável, comumente chamado de “hálito de dragão”. Embora esse hálito desagradável possa ser um sinal de que a dieta está funcionando, a maioria de nós não quer andar com mau hálito , mesmo que esteja perdendo peso.

Causas da respiração cetôgenica

A respiração cetogênica é tipicamente um efeito colateral temporário quando seu corpo ainda não está usando todas as cetonas que o fígado está produzindo. Seu corpo se adaptará ao ceto quando começar a usar essas cetonas para alimentar os músculos e o cérebro. Quando você se adapta ao ceto, o mau hálito deve diminuir. A boa notícia é que você não terá que lidar com a respiração cetônica por muito tempo, a maioria das pessoas relata que dura apenas uma semana a um mês. 

Como prevenir a respiração cetônica

A dieta cetogênica e a saúde bucal são uma ótima mistura, porque as sugestões para prevenir o hálito cetônico são simplesmente bons hábitos de higiene bucal que qualquer pessoa deve adotar. Aqui estão algumas dicas para evitar a temida respiração cetônica:

Beber muita água. Seu corpo para de produzir saliva quando você não come e, ao iniciar a dieta cetogênica, você naturalmente começa a perder o apetite e a comer menos.

Quanto menos você come, mais seca sua boca fica, por isso é necessário beber bastante água para evitar que as bactérias se acumulem na boca. Você descobrirá que, se ficar hidratado, também terá mais energia, necessária ao iniciar uma nova dieta de qualquer tipo. 

Mantenha uma boa rotina de saúde bucal. Mesmo que você ainda sinta o hálito cetônico após a escovação, se você não estiver produzindo muita saliva, é uma boa ideia escovar após cada refeição. Também é muito importante usar fio dental e até mesmo usar um enxaguante bucal sem álcool diariamente. 

Os enxaguantes bucais com álcool tendem a ter um efeito de secagem, portanto, evite-os para que a boca não fique seca entre as escovações, e para refrescar ainda mais o hálito, tente mascar um chiclete sem açúcar. 

Vá devagar com a dieta, corte gradualmente os carboidratos de sua dieta, em vez de cortá-los drasticamente. Ao fazer isso, dá ao seu corpo tempo para se ajustar à mudança e não liberar tantas cetonas de uma só vez.

Você está basicamente dando a si mesmo tempo para se “adaptar” à dieta cetôgenica e, portanto, pode ignorar a respiração cetônica. 

Mantenha os níveis de estresse baixos. Isso é sempre importante, mas especialmente quando se faz a dieta cetogênica. O estresse não apenas reduz o fluxo de saliva, mas também retarda a digestão das proteínas.

A ansiedade também pode causar refluxo ácido, que é conhecido por causar mau hálito. Encontrar maneiras de desestressar é importante ao iniciar uma nova dieta.

Embora o hálito cetônico possa ser embaraçoso, pode ser uma ótima maneira de alcançar e manter a saúde geral. Seu dentista pode lhe dar uma vantagem com uma limpeza completa dos dentes antes de iniciar sua dieta e fornecer mais informações sobre como tratar o hálito cetônico.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!