No Brasil, a boca representa a quinta localização de maior incidência de câncer em homens e a sétima em mulheres.

O câncer bucal tem uma alta taxa de sobrevivência quando detectado precocemente, e é por isso que os dentistas devem diagnosticar e monitorar seus pacientes quanto a sinais durante uma consulta.

Exames de câncer bucal

Consultas de rotina, devem ser realizados exames de tecidos moles para procurar qualquer sinal de câncer bucal. Durante esses exames de tecidos moles, sentimos nódulos ou anormalidades que podem ser um sinal de algo mais.

Entre os exames, e especialmente se você for um paciente de alto risco (aqueles que têm histórico familiar de câncer bucal, ou é fumante), você também pode realizar autoexames para verificar se há sinais de câncer bucal.

Para fazer isso, basta usar uma luz para olhar ao redor da boca e monitorar qualquer um dos sintomas abaixo.

Você também pode sentir em torno de sua mandíbula e área do pescoço para quaisquer nódulos anormais.

Se você encontrar uma área de preocupação, marque uma consulta com seu dentista imediatamente para examiná-la mais detalhadamente.

Sinais e sintomas de câncer bucal

Manchas brancas ou cinzentas sob e ao redor da língua

Manchas brancas ou cinzentas no interior da bochecha e perto da garganta.

Crescimentos nos lábios, gengivas e céu da boca

Caroços ao redor do maxilar e área do pescoço

Monitoramento do Câncer Bucal

Ao realizar um exame em um paciente, detectei sinais de câncer bucal. O paciente foi diagnosticado com carcinoma de células escamosas (é uma neoplasia maligna, com origem no epitélio de revestimento da boca, sendo responsável por cerca de 95% das lesões malignas nesta região), mas felizmente foi detectado cedo e o paciente se recuperou totalmente.

Este é apenas um exemplo de como examinar nossos pacientes regularmente em busca de sinais e sintomas de câncer bucal pode ajudar a mantê-los saudáveis ​​e salvar vidas no futuro.
Também é importante compartilhar seu histórico médico familiar com seu dentista, porque aqueles com histórico familiar de câncer bucal correm maior risco.

Você também pode estar em maior risco se for fumante

Ao consultar seu dentista para exames regulares e automonitoramento entre as consultas, você pode ajudar a manter-se seguro e seu dentista pode diagnosticá-lo antes que o câncer bucal antes que se torne muito grave.

Se já faz algum tempo que você não faz um exame odontológico, agende uma consulta o quanto antes e fique seguro.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!