A cárie dental  é uma das doenças mais comuns que existem. Ela é evitável e tratável, e existem novos produtos, incluindo o xilitol , que podem ajudar a reduzir o risco de cárie dentária. 

O que é xilitol? 

O xilitol é um adoçante natural classificado como álcool de açúcar, encontrado em pequenas quantidades nas frutas e vegetais, utilizado em substituição à sacarose, normalmente associado a outros compostos, em alimentos e guloseimas industrializadas.

Quimicamente, os álcoois de açúcar combinam características de moléculas de açúcar e moléculas de álcool.

Sua estrutura química possibilita o estímulo dos receptores gustativos do sabor doce na língua. 

A indústria utiliza o xilitol para como adoçante de alguns produtos, como: 

Chiclete 
Doces
Chocolates
Biscoitos 
Misturas para bolos sem açúcar 
Sorvetes

É também um ingrediente em alguns produtos de higiene bucal, como cremes dentais e enxaguantes bucais, tanto como intensificador de sabor quanto como agente de combate às cáries. 

O xilitol é um substituto natural do açúcar encontrado nas partes fibrosas das plantas de xilitol. É um material cristalino branco que parece e tem gosto de açúcar.

O principal benefício do chiclete com xilitol é que ele bloqueia a produção de ácido causador de cáries nos dentes. As bactérias que se acumulam nos dentes não podem usar o xilitol para transformá-lo em ácido porque o xilitol não é açúcar puro. 

Em geral, mascar chiclete sem açúcar pode ser um benefício para os dentes, aumentando o fluxo de saliva na boca. A saliva ajuda a manter os níveis de pH altos, o que significa que haverá menos ácido na boca para levar à cárie dentária. 

Lembre-se de que qualquer coisa com açúcar regular ou carboidratos é conhecido por promover a cárie dentária, portanto, ter uma opção para um substituto do açúcar é muito benéfico. 

O xilitol tem ação anti-inflamatória que auxiliam na eliminação de certas bactérias, incluindo aquelas que formadoras da placa bacteriana. 

Você também pode comprar xilitol em forma bruta para usar como substituto do açúcar na culinária e panificação diárias. 

Importante salientar, qualquer pessoa com diabetes ou alergia a adoçantes deve conversar com seu médico antes de usar xilitol. 

Não há evidências que vinculam o xilitol a efeitos negativos de longo prazo, como o câncer. Vale avisar que o xilitol é extremamente tóxico para os cães. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!