A fluorose dentária é uma patologia que afeta os dentes e que se desenvolve durante a sua formação, é desencadeada pela presença em excesso de fluoreto (ou flúor), e manifesta-se ao nível do esmalte dentário na forma de manchas ou defeitos anatómicos.
Pode ocorrer se as crianças beberem flúor regularmente durante os anos de formação dos dentes, com 8 anos ou menos.
A maioria dos casos de fluorose dental é de leve a moderada, com manchas brancas na superfície do dente que são pouco visíveis e têm pouco efeito sobre a função dentária.
SINTOMAS
Entre em contato com seu dentista se você descobrir manchas brancas nos dentes do seu filho ou notar um ou mais dentes manchados. Isso pode ser sintomas de fluorose dental.
A maioria dos casos não resultam em danos permanentes ao dente, e casos extremos de fluorose são incomuns.
Diferentes tipos de fluorose podem ser classificados conforme abaixo:
- Duvidoso: Existem pequenas variações no esmalte, variando com algumas manchas brancas.
- Muito suave: Menos de 25% da superfície do dente é coberta por pequenas manchas opacas brancas.
- Leve: As regiões brancas na superfície são mais difundidas, mas ainda cobrem apenas cerca de metade da superfície.
- Moderado: Metade da superfície do esmalte é coberta por manchas brancas .
- Grave: Todas as superfícies do esmalte estão danificadas. A corrosão também pode ser encontrada nos dentes.
TRATAMENTO
A maioria dos casos de fluorose são pequenos e não requerem tratamento. Também poderia impactar apenas os dentes posteriores, que não são visíveis.
Uma variedade de procedimentos pode melhorar consideravelmente a aparência dos dentes com fluorose moderada a grave.
As facetas são feitas sob medida que cobrem a frente dos dentes para melhorar sua aparência. Em casos de fluorose grave, esse método é frequentemente utilizado.
- Resinas estéticas são usadas em conjunto com outros tratamentos para reduzir a descoloração dos dentes, como a microabrasão.
- Clareamento dos dentes pode piorar sua fluorose, deixando as manchas mais evidentes
CAUSAS
- O uso inadequado de produtos odontológicos é a principal causa de fluorose dentária.
- As crianças frequentemente gostam do sabor de sua pasta de dente enquanto escovam os dentes, a ponto de comê-la em vez de cuspi-la. Se o seu filho faz disso um hábito, agora é uma excelente oportunidade para intervir.
- Os níveis de flúor na água da torneira as vezes são altos
- A fluorose é causada por uma variedade de fatores, incluindo produtos odontológicos. Se recebemos mais quantidade de flúor do que o necessário por qualquer motivo , o risco de fluorose aumenta.
Quando for hora de seu filho escovar os dentes, fique perto dele. Lembre-se de usar apenas uma quantidade de pasta de dente do tamanho de uma ervilha. É mais do que suficiente para garantir a proteção adequada do flúor.
Faça de cuspir pasta de dente uma atividade divertida para o seu filho, para que ele associe isso a uma experiência positiva.
Existem pastas sem flor para evitar eles engolirem.
Seu sorriso lhe dirá tudo o que você precisa saber sobre sua saúde se você mantiver o consumo de flúor em níveis seguros a fluorose pode ser descartada.