Na verdade, é ainda mais importante manter sua saúde bucal sob controle. Durante a gravidez, você corre maior risco de desenvolver cáries, doenças gengivais e outros problemas.

Infelizmente, ainda existe uma crença generalizada de que visitar o dentista durante a gravidez pode ser prejudicial para você ou seu bebê. 

Posso ir ao dentista grávida?


Não só pode, deve. Deixar a cárie dentária, doença gengival e outros problemas de saúde bucal sem tratamento pode ser prejudicial. Sua saúde bucal tem um grande impacto em sua saúde geral, o que significa que também pode ter uma grande influência em seu bebê.

Mesmo quando você não está grávida, aconselhamos fazer visitas regulares ao dentista. Para muitas pessoas, um check-up a cada seis meses é o melhor, mas suas circunstâncias podem ditar com que frequência você deve ir. Portanto, é especialmente importante quando você está lidando com alterações hormonais que podem colocar sua saúde bucal em maior risco.

Muitas vezes, o dentista recomendará que você faça várias consultas durante a gravidez para verificar a condição de seus dentes e gengivas, recomendar ajustes na sua rotina de higiene bucal ou realizar quaisquer tratamentos necessários.

Os raios X são seguros?

Uma das preocupações mais comuns que as pessoas têm ao visitar o dentista durante a gravidez é a exposição à radiação dos raios-x.

No entanto, as radiografias odontológicas modernas usam doses muito baixas de radiação e uma dose única geralmente não é alta o suficiente para causar efeitos adversos no desenvolvimento do feto. Seu dentista também garantirá que seu bebê esteja protegido da radiação usando um avental de chumbo e um protetor de tireóide.

Embora os raios-x sejam seguros, seu dentista ainda pode recomendar evitá-los durante o primeiro trimestre se você estiver apenas fazendo um check-up de rotina. Mas se você tiver uma emergência odontológica ou uma dor muito forte, o raio-x pode ser necessário para ajudar seu dentista a planejar seu tratamento de forma eficaz.

Posso tomar anestesia?

Se você precisar fazer um procedimento odontológico durante a gravidez, o anestésico pode ser usado com segurança para ajudá-la a relaxar e anestesiar. É essencial que você fale para seu dentista sobre sua gravidez para que ele possa escolher os anestésicos adequados e definir os níveis apropriados.

Anestésicos contendo felipressina devem ser evitados durante a gravidez porque este produto químico contrai os vasos sanguíneos, podendo apresentar riscos ao feto.

Seu dentista usará a menor concentração de anestesia possível para o tipo de procedimento que está sendo realizado, mas ainda o suficiente para ajudá-la a se sentir relaxada. Quando você se sentir confortável, seu corpo e seu bebê estarão sob menos estresse.

Posso extrair um dente durante a gravidez?

As extrações podem ser realizadas a qualquer momento durante a gravidez, mas seu dentista pode recomendar o segundo trimestre como o momento ideal. Isso ajuda a evitar radiografias no primeiro trimestre, quando o bebê está se desenvolvendo.


O tratamento de canal afeta a gravidez?

Se a cárie atingir o interior do dente, onde estão as terminações nervosas, isso pode ser extremamente doloroso. O tratamento do canal pode parar a dor removendo o tecido infectado e restaurando o dente para que não precise ser extraído.

Se você tiver uma emergência odontológica, um canal  pode ser realizado em qualquer estágio da gravidez e não deve ser adiado. No entanto, como os raios-x estão envolvidos, o momento ideal para a cirurgia odontológica é durante o segundo trimestre.


Posso clarear os dentes durante a gravidez?

O clareamento dos dentes pode ser realizado durante a gravidez, mas seu dentista pode recomendar esperar até depois do nascimento para a maioria dos tratamentos odontológicos não emergenciais.

O clareamento dos dentes e outros tratamentos estéticos devem ser evitados até o terceiro semestre. E aí vem o bom senso de esperar o nascimento para um tratamento que pode ser adiado.

Posso fazer tratamento ortodôntico durante a gravidez?

Se você já está em tratamento ortodôntico, não deve parar só porque está grávida. Você pode até colocar um novo aparelho durante a gravidez, mas seu dentista ou ortodontista pode recomendar que você espere até depois do nascimento, pois às vezes pode haver complicações.

Colocar aparelho exige raios-x, que seu dentista pode querer evitar durante o primeiro trimestre. Se o seu rosto e boca mudam de formato quando você ganha peso durante a gravidez, isso pode significar que seus aparelhos precisam ser ajustados ou que novas impressões precisam ser feitas de seus dentes para criar um novo conjunto de alinhadores. Essas mudanças podem aumentar o custo total.

Se estiver usando aparelho quando grávida, fique muito atenta à limpeza dental, pois a gengiva pode inflamar com mais facilidade e o aparelho pode dificultar uma boa higienização.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!