A dor de dente pode variar de leve e moderada a latejante e constante, mas o mecanismo por trás do que você está sentindo geralmente é o mesmo: os nervos da câmara pulpar na parte interna do dente estão respondendo a estímulos e enviando um aviso na forma de uma sensação desagradável de que algo não está certo. Aqui estão as 10 principais razões pelas quais seus dentes podem estar causando desconforto:

Cárie : Certas bactérias orais se alimentam de partículas de alimentos presas na boca e produzem ácido que, com o tempo, pode corroer o esmalte protetor do dente na dentina sensível abaixo.

Erosão do Esmalte : Ácidos de sua dieta e ácidos gástricos de refluxo ácido e até vômitos podem desgastar o esmalte dos dentes deixando eles sensíveis.

Reabsorção Gengival : As gengivas podem recuar com o tempo, expondo as raízes e deixando os dentes sensíveis. Escovar os dentes com muita força e usar uma escova de dentes muito dura também podem contribuir para essa reabsorção gengival.

Tratamento Odontológico Recente : Alguns tratamentos onde a cárie for profunda por exemplo podem deixar o dente dolorido por uns dias, ou preenchidos com materiais restauradores sem ajuste adequado de altura ou ainda um clareamento dental podem sensibilizar seu dente.

Restaurações Antigas : As Restaurações vedam áreas de cavidades antigas. Se elas não estão mais bem adaptadas devido ao tempo e uso, o ar, partículas de alimentos e bactérias podem se infiltrar e irritar as terminações nervosas.

Rachadura ou Fratura : Os dentes podem ficar enfraquecidos ao longo do tempo devido à pressão causada pela mordida e mastigação, bem como ao ranger dos dentes ou até mesmo um trauma. No caso desses apertamentos, a rachadura começa como linhas finas no esmalte pode evoluir para trincas e fraturas podendo expor o nervo dental.

Doença periodontal : Esta é uma infecção dos tecidos que sustentam os dentes causada por um acúmulo de biofilme bacteriano (placa) ao longo da linha da gengiva que desencadeia a inflamação. Em casos graves, a infecção pode se deslocar até o final da raiz do dente ou através de canais acessórios e entrar na polpa dentária.

Abscesso : Um abscesso é como uma bola  cheia de pus causada por uma infecção. Pode ocorrer na base da raiz do dente ou no espaço entre o dente e a gengiva.

Bruxismo : Conhecido como hábito parafuncional, esse comportamento exerce estresse extremo sobre os dentes e os desgastam, causando aumento da sensibilidade dentária e dores na mandíbula.

Dor : Às vezes, a dor originada em outro dente ou fora da área dental – congestão nasal ou infecção, por exemplo – pode irradiar ao redor da boca e dar a impressão de dor em um dente específico.

Como podemos ver, a dor é um aviso de todos os tipos de ameaças à sua saúde bucal. Seu dentista pode ajudá-lo a identificar a causa e o tratamento adequado para que você possa se sentir melhor e proteger seu sorriso.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!