Quem tem língua presa sabe como é difícil conviver com ela e essa pode ser a solução.
O que é um freio bucal?
É uma estrutura fibrosa, e temos dois tipos de freios: o lingual e o labial:
1. O Lingual fica entre a base da língua e o assoalho da boca. E, dependendo do tamanho, pode restringir alguns movimentos da língua (língua presa).
2. O Labial é um tecido que liga a gengiva ao lábio.
Se o tecido for muito largo ou longo, ele pode se conectar ao tecido gengival entre os dentes e se estender até a frente do céu da boca.
O aspecto normal do freio labial é de uma estrutura pequena e fina.
Quando o freio labial é muito largo ou longo, pode criar um espaço entre os dois dentes da frente (diastema), o que pode exigir um procedimento cirúrgico chamado de frenectomia.
Frenectomia é o nome dado à retirada do freio labial ou lingual, indicada somente para aquelas pessoas que possuem excesso dessa estrutura em uma dessas regiões.
Algumas indicações de frenectomia:
Diastema
Limitação da movimentação do lábio superior
Motivos estéticos, como o sorriso gengival
Alterações fonéticas
Correção ortodôntica
Utilização de próteses
A cirurgia é considerada um procedimento simples, realizado com anestesia local e feita em consultório, podendo ser realizada com bisturi manual ou elétrico /laser.
Cada uma tem sua indicação e o profissional irá resolver a mais indicada para cada caso.
Manual: precisa de uma sutura após a retirada do freio. Portanto, o período pós-operatório dura entre 7 e 10 dias.
Elétrico/Laser: Feita com o bisturi elétrico ou laser de alta potência, reduz tempo de cirurgia, promove a coagulação e esterilização imediata. Não necessita de sutura, o que facilita o pós-operatório.
O freio lingual, que gera a conhecida “língua presa”, costuma ser identificado ainda nos primeiros meses de vida e pode afetar a amamentação, deglutição e a fala. Por isso é tão importante levar o bebê para uma primeira consulta já nos primeiros meses de vida.
O procedimento permite uma melhor amamentação, tanto para mãe quanto para o bebê, influenciando diretamente na nutrição correta da criança.
Também melhora a movimentação da língua, melhorando a pronúncia das palavras, podendo trazer um desenvolvimento emocional.