A hereditariedade dental de uma pessoa, ou seja, as características físicas que recebe dos seus pais, pode determinar o tamanho e forma dos dentes, a qualidade do esmalte, malformações nos tecidos e posição dos dentes, e até mesmo dentes supranumerários ou ausentes.

Mas nem sempre os culpados são nossos pais, o estilo e qualidade de vida podem trazer diversos problemas também.

Causas genéticas: aquelas que se manifestam desde o nascimento, fazem parte da composição genética e o acompanharão por toda a vida;

Causas hereditárias: aquelas que podem ser adquiridas por meio de hábitos ou costumes familiares, ou seja, práticas que você aprende durante a sua criação e repete ao longo da vida.

Problemas bucais

Cárie: fatores ambientais, como a falta de flúor na água, podem ser a principal causa de cáries e não a composição genética.

Má alimentação e má higiene causam cáries também e isso só depende de você e não culpe seus familiares por isso.

Portanto a cárie não está diretamente relacionada à genética.

Gengivite: a doença da gengiva é uma infecção grave dos tecidos que suportam os dentes. Pode causar vermelhidão, inchaço e sangramento das gengivas e, sem tratamento adequado, pode levar à perda dos dentes. A principal causa da doença gengival é o acúmulo de placa bacteriana, podendo formar o tártaro que precisa de limpeza dental profissional para ser removida.

A melhor maneira de prevenir a gengivite é praticar uma boa higiene oral e visitar o dentista regularmente, mas existem fatores de risco que tornam algumas pessoas mais propensas a contrair doença periodontal (o estágio avançado da gengivite), incluindo a genética.

Embora a gengivite seja uma infecção bacteriana, a suscetibilidade de uma pessoa e a gravidade da doença são influenciadas por nossa herança genética  

Outros fatores de risco incluem:

  • Fumar
  • Estresse
  • Medicamentos
  • Apertar ou ranger os dentes
  • Má alimentação
  • Obesidade

Cor do dente: assim como a cor dos olhos e do cabelo, a cor dos dentes com os quais você nasce é pré-determinada pela genética. 

No entanto, fatores ambientais, especialmente fatores de estilo de vida, podem influenciar significativamente a cor dos dentes. 

Quando fumamos, bebemos café, chá e vinho tinto, os nossos dentes podem escurecer. Essas mudanças na cor e tonalidade dos dentes são o motivo pelo qual os procedimentos de clareamento dental são tão comuns hoje em dia, onde buscamos cada vez mais dentes brancos.

Alinhamento dos dentes: dentes tortos, apinhados ou espaçados têm algum componente genético.

Mas os genes não são a única causa, como alguns  exemplos abaixo podem levar a problemas de alinhamento dos dentes e da mandíbula:

  • perda dental
  • má higiene
  • mordida errada
  • má postura da língua

Nossos genes herdados desempenham um papel em nossa saúde bucal e suscetibilidade a problemas adquiridos. 

Mas o conselho dos dentistas ainda é o mesmo. Alimente-se bem, escove e use fio dental 3x ao dia e faça check-ups regulares.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!