Um alinhador dental é uma placa transparente e removível projetado para corrigir a posição dos dentes, proporcionando um sorriso mais alinhado e estético. Ele funciona gradualmente movendo os dentes para uma posição ideal ao longo do tempo. Este tratamento é uma alternativa popular aos aparelhos ortodônticos fixos tradicionais, como os braquetes metálicos, oferecendo uma série de vantagens significativas.
Eles são planejados por softwares, escaneados pelo seu dentista e o paciente consegue ver na tela do computador o resultado final de seu sorriso, e ainda ter uma previsão de quanto tempo vai durar o tratamento.
Uma das principais vantagens dos alinhadores dentais
sobre os aparelhos fixos é a estética. Os alinhadores são feitos de material transparente, tornando-os praticamente invisíveis quando usados, o que é uma opção muito atraente para aqueles que desejam corrigir seus sorrisos de forma discreta. Isso é especialmente benéfico para adultos e profissionais que podem se sentir melhor em usar aparelhos ortodônticos visíveis.
Além disso, os alinhadores são removíveis, o que significa que podem ser retirados para comer, escovar os dentes e passar fio dental. Essa praticidade oferece uma vantagem significativa em termos de higiene bucal, já que não há preocupações com alimentos ficando presos nos aparelhos ou dificuldades extras na escovação e uso do fio dental.
Outra vantagem é o conforto. Os alinhadores são feitos sob medida para se encaixarem perfeitamente nos dentes do paciente, o que reduz o desconforto associado aos fios e bráquetes dos aparelhos fixos. Isso também significa que não há necessidade de ajustes frequentes no consultório do dentista, como acontece com os aparelhos tradicionais.
Os dentes podem entortar por uma variedade de razões. Às vezes, é simplesmente uma questão de genética, onde os dentes crescem desalinhados desde o início. Outras vezes, pode ser devido a hábitos como chupar o polegar, uso prolongado de chupetas, respiração bucal, problemas com a mordida ou perda precoce de dentes de leite ou permanentes. Lesões, cáries e problemas nas gengivas também podem causar movimento dos dentes.
Após o tratamento com alinhadores ou qualquer outro tipo de aparelho ortodôntico, é essencial o uso de contenção para manter os resultados. A contenção pode ser fixa (fios colados na parte de trás dos dentes) ou removível (placas de contenção que o paciente usa à noite). Ela impede que os dentes voltem à sua posição original, garantindo que o resultado do tratamento ortodôntico seja mantido a longo prazo.
Um sorriso alinhado é o reflexo de cuidado e autoestima, invista em você, invista no seu sorriso.