Cáries e infamações na gengiva aumentam os riscos de AVC e doenças cardiovasculares
Pexels/ Pavel Danilyuk
Cáries e infamações na gengiva aumentam os riscos de AVC e doenças cardiovasculares

O tártaro dental, também chamado de “cálculo”, é aquela camada dura que aparece nos dentes quando a placa bacteriana não é bem retirada. A placa é uma película bem fina e pegajosa formada por restos de comida, bactérias e saliva. Quando ela fica muito tempo no dente sem ser removida com escovação e fio dental, acaba endurecendo e vira tártaro.

O tártaro é composto principalmente de minerais da saliva, como cálcio, além de muitas bactérias. Por isso, ele tem uma textura dura, amarelada ou até mais escura, e fica grudado no dente. Diferente da placa, que sai escovando, o tártaro não sai em casa, só o dentista consegue removê-lo .

Ele se forma por vários motivos. A principal causa é a higiene bucal feita de maneira rápida ou incompleta, quando a pessoa não alcança todas as áreas da boca ou não usa fio dental. A posição dos dentes, o costume de fumar, comer muito açúcar, ter saliva mais espessa ou até respirar pela boca também podem aumentar o acúmulo. A placa pode começar a endurecer em apenas um ou dois dias sem limpeza adequada.

Com o tempo, o tártaro vai crescendo e irritando a gengiva, causando vermelhidão, sangramento e mau hálito. Se não for tratado, pode evoluir para um problema mais sério chamado periodontite, que atinge o osso que segura os dentes e pode levar até à perda dental.

Por isso, remover o tártaro é tão importante. Além de melhorar a aparência dos dentes, a limpeza feita pelo dentista ajuda a manter as gengivas saudáveis e evita problemas maiores no futuro. O ideal é fazer consultas regulares, de preferência a cada seis meses, e manter uma boa rotina de higiene como escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia, usar fio dental todos os dias e evitar excessos de açúcar.

Com esses cuidados, é possível manter a boca limpa, saudável e longe do tártaro.

    Comentários
    Clique aqui e deixe seu comentário!
    Mais Recentes