A possível felicidade no trabalho
FreePik
A possível felicidade no trabalho

Semana que vem, mais precisamente na terça-feira, dia 28 de outubro, acontece, em São Paulo, mais uma edição de um evento que privilegia temas destinados a essa conversa: como encarar a produtividade humana como algo amplo, ou seja, que promover bem-estar do time de trabalho gera resultados sustentáveis e mais lucro para as empresas.

O Mind Summit tem curadoria de Adriana Drulla, referência em psicologia aplicada à liderança e contará com grandes nomes quando o assunto é bem-estar, liderança, psicologia organizacional e futuro do trabalho. Será possível aprender com Tal Ben-Shahar, professor de Harvard, um dos precursores da psicologia positiva e autor de Aprenda a Ser Feliz  e Jan-Emmanuel De Neve, economista comportamental, diretor do Wellbeing Research Centre da Universidade de Oxford e coeditor do World Happiness Report.

Conversei com Adriana Drulla para entender o propósito desse grande evento, que acontecerá no palco do Vibra São Paulo. O Summit nasceu da busca de respostas fora do modelo tradicional de trabalho após sair do mercado financeiro: “Estudei psicologia, depois psicologia positiva, entendi que o bem-estar não é consequência da performance, ele é o ponto de partida”, conta Adriana, que decidiu, trazer a ciência do florescimento humano para o centro da gestão.

Cuidar da saúde mental não se limita a evitar sofrimento — trata-se de criar contextos onde as pessoas possam prosperar, se engajar e contribuir com autenticidade

O resultado foi gerar um movimento que já trouxe para o Brasil, em edições anteriores, nomes como Daniel Siegel (2023) e Martin Seligman (2024), mentes que estão desenhando o futuro e não apenas comentando o presente, gente que entendeu que cultura não é discurso, mas o motor invisível da performance. “O que a gente quer com o Summit é mudar essa equação. Nosso público são líderes, fundadores e profissionais de RH que querem fazer diferente”, explica a curadora do evento. 

Nesse encontro de várias pontas do processo de trabalho ficará possível visualizar um novo lugar para a saúde mental nas organizações, onde é comum a exigência de pessoas de alta performance, mas com poucas condições para que isso seja possível de forma sustentável.

Jan-Emmanuel De Neve, um dos presentes no Mind Summit da semana que vem, é autor da maior pesquisa global sobre felicidade no trabalho, que mostra que investir no bem-estar dos funcionários é uma das decisões de negócios mais inteligentes da atualidade. A pesquisa do economista mostra que empresas mais bem-sucedidas são aquelas que colocam a promoção ativa do bem-estar emocional no coração da estratégia de negócios.

    Comentários
    Clique aqui e deixe seu comentário!
    Mais Recentes