Alguns livros possuem a capacidade de mudar a vida de seus leitores em definitivo. Me lembro de alguns que fizeram parte da minha vida, simplesmente porque me fizeram virar uma chave. Mas, é preciso entender que escolher um livro é uma aventura individual e pode surtir efeito diferente nos leitores.
Já está mais do que provado que esse hábito ativa o cérebro e pode tornar a mente mais resiliente, receptiva e calma perante a turbulência cotidiana. A virada de ano é sempre uma oportunidade pra recuperar hábitos saudáveis. Então, que 2026 promova em você uma experiência completa de renovação e que os livros façam parte disso.
Selecionei cinco livros que ajudarão você a ter menos medo do novo, mais presença no agora, sair das redes sociais e viver realidades diferentes através das letras. Essa lista de livros poderosos é para ser desbravada sem moderação.
1. “A Coragem de Ser Imperfeito” – Brené Brown
Um abraço em forma de livro. Brené Brown, pesquisadora e professora da Universidade de Houston, passou mais de uma década estudando vergonha, vulnerabilidade, pertencimento e coragem. O que ela descobriu contraria muito do que aprendemos socialmente. Brené mostra que vulnerabilidade não é fraqueza, é força emocional. Ideal para quem quer viver com mais autenticidade, conexão e menos autocobrança.
(nem preciso dizer que eu amo essa obra lançada em 2010)
2. O Cérebro de Buda – Rick Hanson & Richard Mendius
Escrito por um neuropsicólogo e um psiquiatra, o livro faz uma ponte clara entre neurociência moderna e práticas contemplativas do budismo. A ideia central mostra que as emoções como calma, compaixão e equilíbrio não são apenas estados espirituais, elas têm base neural e podem ser fortalecidas com prática consciente.
(livro de 2009 que trouxe um ensinamento para mim: “Curta a experiência”)
3. “Hábitos Atômicos” – James Clear
Sem discursos motivacionais vazios. Apenas ciência, constância e pequenos passos. Um lembrete poderoso de que disciplina gentil constrói mais do que força de vontade. Logo na capa provoca o leitor com a frase: “Pequenas mudanças, resultados impressionantes”. Ensina a praticar a associação de hábitos com algo que gostamos para encontrarmos motivação.
4. “Quem Pensa Enriquece” – Napoleon Hill
Lançado em 1937, ainda é atual e instigante. Napoleon Hill foi um dos primeiros autores a estudar o sucesso como um fenômeno psicológico e comportamental, e não apenas como sorte ou talento. Jornalista e escritor norte-americano, ele dedicou mais de 20 anos a entrevistar e observar pessoas consideradas extremamente bem-sucedidas no início do século XX. A obra vai muito além de dinheiro, pois o autor fala de mentalidade, propósito e persistência. É um clássico.
5. “Mais Uma História para o Velho Smith” – Orlandeli
Orlandeli é um quadrinista brasileiro conhecido por adaptar obras literárias clássicas para os quadrinhos com grande sensibilidade humana.
Esta obra é uma adaptação livre dos contos de A. J. Cronin, centrados no médico experiente e cético conhecido como Velho Smith (Dr. Cameron) e no jovem Dr. Finlay. Lançado em 2019, transforma essas histórias em uma narrativa gráfica humana e profunda. Não promete mudar sua vida, mas muda o jeito como você olha para as pessoas e isso costuma ser o começo de qualquer mudança real.
Em 2026, talvez a pergunta não seja “o que preciso conquistar?”, mas “o que preciso soltar?”. Esses livros nos ensinam a fazer melhores perguntas. Boas escolhas e ótima leitura!