Manter os cabelos bonitos e saudáveis é uma das grandes preocupações estéticas da maioria das pessoas. Com tantos procedimentos, tratamentos e truques que não param de surgir, é natural que apareçam dúvidas sobre o que realmente ajuda a fortalecer os fios e o que é mentira. Para esclarecer sobre o que funciona ou deve ser evitado, a dermatologista Lígia Kogos revela dicas preciosas para deixar as madeixas impecáveis.
Leia também: Dermatologista Ligia Kogos conta a Maria João segredos de beleza
"Não é preciso cortar as pontas para fortalecer os cabelos. Esse é um grande mito que precisamos derrubar. E as pontas duplas, que tantas moças se queixam, se cortar, em um mês estarão duplas novamente”, revela a dermatologista Ligia Kogos à apresentadora da TV iG, Maria João Abujamra.
Questionada sobre o que fazer para evitar que isso aconteça, Lígia responde: "Deixe a ponta dupla mesmo. Quem disse que é feio?”. Para conferir a reportagem completa, assista o vídeo:
Queda capilar
Um dos tratamentos capilares mais procurados, seja por homens ou mulheres, é o de como evitar a queda de cabelo. Mas, para saber qual o procedimento adequado, é preciso descobrir a causa para essa rarefação capilar. Uma dos motivos pode estar relacionado, muitas vezes, a distúrbios hormonais, como a menopausa, problemas na tireoide, síndrome de ovário policístico ou até depressões. Nesses casos, é importante procurar ajuda médica e iniciar um tratamento.
Leia também: Que belas pernas!
A correria do dia-dia, o estresse do trabalho, ou sobrecarga em casa também podem ser responsáveis pela perda de cabelo. Por isso, a qualidade de vida também está associada a manutenção de cabelos saudáveis e bem cuidados. Evitar momentos que exigem um esforço emocional muito grande e relaxar mais podem ajudar a diminuir a queda.
Descoloração
Além da aparência saudável, os cabelos também seguem tendências, que podem ser desde um corte mais moderno, texturas diferentes, até colorações diversas. No entanto, é importante saber que alguns procedimentos químicos, muitas vezes usados para dar vida e beleza aos fios, podem prejudicar, como é o caso de reflexos, ou luzes, que exigem descoloração.
Mas não é preciso parar de colorir os cabelos. A especialista tranquiliza os amantes dessa prática. “A tintura não estraga o cabelo, mas o reflexo estraga”, afirma ela.
Para saber mais informações sobre o trabalho da dermatologista Ligia Kogos, sua clínica fica na Avenida Brasil, em São Paulo, e basta ligar para os números (11) 3052-3551 ou (11) 3885-0962 ou, então, mandar um e-mail para [email protected].
Leia também: Fumar pode atrapalhar resultado da cirurgia plástica ou procedimento estético