Ainda que naturais, chá em excesso pode fazer mal
Divulgação
Ainda que naturais, chá em excesso pode fazer mal

“Esse chá vai curar seu diabetes”. Essa é uma das promessas que eu mais escutei nos últimos 17 anos desde que recebi o diagnóstico de diabetes. Nas minhas redes sociais, quase todos os dias recebo alguma receita diferente de algum chá capaz de eliminar a doença. Mas será que isso é possível? Eu fui em busca dessa reposta. 

Pata-de-vaca, quebra-pedra, flor de mamão, insulina e canela. São apenas alguns chás que muitas pessoas usam no dia a dia na tentativa de controlar a glicemia ou até curar o diabetes.

No Brasil, os chás ou drogas vegetais (pó ou extrato) são reconhecidos pelo Conselho Federal de Medicina e pelo Conselho Federal de Nutrição como fitoterápicos e podem ser prescritos por um especialista que saiba a dosagem certa e os efeitos adversos que podem ocorrer no organismo. 

A nutricionista Silvia Ramos, Coordenadora do Departamento de Nutrição da Sociedade Brasileira de Diabetes, explica que existem vários estudos relacionados ao tema e estão catalogados no Manual Brasileiro de Plantas. Segundo Silvia, são pesquisas frágeis e pouco rebuscadas se comparadas às feitas com medicamentos. "Em geral, pesquisas com chás e comidas são mais difíceis de se fazer um estudo controlado. Feralmente são com poucas pessoas."

Estudos realizados com chás apontam que em alguns casos existe uma redução da glicose no sangue, mas essa diminuição não é considerada relevante. Por exemplo, o chá de canela mostrou ser capaz de provocar uma diminuição glicêmica de 8 a 12 mg/dl, o que é considerado uma redução pequena para os especialistas em diabetes. 

Os chás podem até acompanhar o tratamento, mas não devem substituí-los
Divulgação
Os chás podem até acompanhar o tratamento, mas não devem substituí-los

Além disso, a nutricionista faz um alerta em relação ao consumo exagerado da bebida. “Os benefícios dos chás estão relacionados diretamente ao princípio ativo que eles têm. A gente chama de droga vegetal e podem causar intoxicações se consumidos de forma incorreta."

Além da cautela na hora de consumir os chás, vale reforçar que não existem estudos até o momento que comprovam que os chás são capazes de curar ou controlar de forma eficaz o diabetes.

Portanto, a resposta se chá matador do diabetes existe é NÃO!

A orientação é a seguinte: mantenha o controle da glicemia, tome a medicação prescrita pelo seu médico e, se quiser consumir chá de forma equilibrada, também pode, desde que você não deixe o seu tratamento de lado.

Para ter mais informações sobre diabetes acesse o  Portal Um Diabético .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!