Saber fazer o prato é importante para o controle da doença
Um Diabético
Saber fazer o prato é importante para o controle da doença

Umas das primeiras coisas que me disseram depois do diagnóstico do diabetes foi para eu nunca mais comer arroz branco e evitar feijão. A justifica que isso aumentaria minha glicemia. Confesso que fiquei chateado e cheguei a pensar nas pessoas com diabetes que não tem condições financeiras para comer alimentos integrais ou até mesmo não se adaptam a essa mudança alimentar.

Sim, os alimentos integrais são mais indicados por terem mais fibras, isso ajuda a segurar o pico glicêmico, segundo a nutricionista Carol Netto. Mas será que o arroz branco faz mal para quem diabetes? O que você precisa saber sobre a combinação arroz e feijão?

O arroz branco possui carboidrato, que vira glicose no sangue. Em média, uma colher de sopa de arroz possui 5 gramas de carboidrato simples, que impacta rapidamente o aumento da glicose no sangue. Por esse motivo, o consumo de arroz branco por pessoas com diabetes precisa ser equilibrado, isso significa sem exageros, e sempre acompanhado de alimentos que possuem fibras, como as saladas. Isso ajuda a segurar o pico glicêmico, de acordo com os especialistas.

Já o feijão é fonte de proteínas, carboidratos, flúor, fibras, ferro, cálcio, potássio, cobre, fósforo, zinco, magnésio, vitamina A e vitaminas do complexo B.

A diferença dele para o arroz branco é que se trata de um carboidrato complexo, ou seja, que tem liberação lenta no sangue.

Segundo a nutricionista Carol Netto, o feijão é considerado um superalimento para diabéticos.

E quando comemos arroz e feijão juntos? Diabético pode comer?

A Carol Netto explicou o seguinte: quando consumimos duas porções de arroz e uma de feijão, o corpo começa a produzir e estimular aminoácidos essenciais, que são responsáveis pela manutenção dos nossos músculos.

Importante para nossa saúde de uma forma geral.

Arroz e feijão podem estar no prato, mas de forma balanceada
Um Diabético
Arroz e feijão podem estar no prato, mas de forma balanceada

Portanto, arroz e feijão não são vilões para quem diabetes, apenas precisam ser consumidos de forma balanceada, sem exageros e fazendo boas combinações no prato.

Para mais informações e conteúdos sobre diabetes tipo1, tipo 2 e gestacional acessem o Portal Um Diabético: www.umdiabetico.com.br .

Boas glicemias!


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