Acordei no meio da noite com o coração batendo muito forte e uma sensação que o corpo estava desligando. Eu sentia fome, ao mesmo tempo uma fraqueza difícil de descrever. Eu estava deitado. Abri os olhos e não via nada, apenas escuridão. Como uma barata tonta me dirigi a cozinha. Eu não enxergava nada. No caminho fui derrubando tudo o que eu encostava. Eu só queria achar o pote de açúcar. Era uma corrida contra o tempo. Sabia que se não colocasse açúcar na boca, eu não teria muito tempo. Foi desesperador. Eu não tinha educação em diabetes e muito menos sabia lidar com essas situações. Não sei quanto tempo isso durou, mas consegui achar o açúcar, em questão de tempo fui retomando a consciência e me acalmando. Para mim, foi uma sensação de quase morte. Se tratava de uma Hipoglicemia – glicose abaixo de 70 mg/dl.
Quem já teve uma hipoglicemia severa sabe do que estou falando. Infelizmente, essa queda de glicemia no sangue pode acontecer, mas é necessário agir muito rápido para evitar que o corpo desligue por falta de glicose. Pessoas com diabetes tem um risco aumentado para as crises. Por isso, é muito importante estar com o tratamento sempre ajustado e mais do que isso, entender que algumas questões podem levar a hipoglicemia, como: dosagem errada de medicamento ou insulina, atividade física em excesso, muitas horas sem se alimentar, falta de monitorização ou até mesmo um problema digestivo.
Apesar disso, a hipoglicemia não deve ser tratada com normalidade. O médico precisa ser avisado sobre esses casos. Mas e quando os sintomas são de hipoglicemia e os níveis de glicose no sangue estão dentro da normalidade ou acima do considerado normal?
Estamos falando da “falsa hipoglicemia”, ou seja, quando os sintomas clássicos da hipoglicemia aparecem, mas não é o que está acontecendo.
Segundo a médica endocrinologista pediátrica Mônica Gabbay, a glicose alta no sangue por muito tempo faz com que o nosso corpo se acostume com esse cenário. “Quem tem níveis sempre elevados de glicose, acima de 200 ml/dl, por exemplo, quando há uma diminuição considerável, o corpo dá sinais. Por isso a pessoa tem os mesmos sintomas da hipoglicemia mesmo com níveis normais”.
A falta hipoglicemia pode significar que o diabetes não está bem-controlado, por esse motivo é importante sempre verificar a glicose, em caso de sintomas, para ter certeza que a glicemia está baixa. O médico deve ser sempre avisado desses episódios e manter a glicose dentro de uma meta estabelecida para evitar falsas hipoglicemias e até mesmo outras complicações causadas pelo diabetes descontrolado.