Medicamento é uma revolução no tratamento do diabetes
Divulgação
Medicamento é uma revolução no tratamento do diabetes

"Uma notícia fantástica e revolucionária", foi com essa frase, diretamente de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, que o endocrinologista pediátrico Eduardo Calliari contou a novidade sobre a medicação que pode adiar o surgimento do diabetes tipo 1 em crianças por até 3 anos.

De acordo com Calliari, tudo vai depender da aprovação da FDA (Federal Drug Administration), órgão governamental dos Estados Unidos que faz o controle dos alimentos (tanto humano como animal), suplementos alimentares, medicamentos (humano e animal), cosméticos, equipamentos médicos, materiais biológicos e produtos derivados do sangue humano. O FDA fará votação ainda em novembro.

Segundo Eduardo Calliari , que participou do ISPAD, uma associação internacional que estuda o diabetes em crianças e adolescentes, esse fato está acontecendo pela primeira vez na história. 

"Uma medicação que pode ser usada, não para prevenir ainda, mas para adiar de 2 a 3 anos o aparecimento do diabetes em uma criança que já está desenvolvendo anticorpos", explicou o endocrinologista pediátrico brasileiro.

Além disso, o médico ressaltou duas mudanças importantes caso essa medicação seja aprovada. 

Uma delas é o risco de cetoacidose, que é um quadro de grande risco. A outra questão é sobre o surgimento do diabetes de uma forma mais leve, evitando uma destruição das células BETA no pâncreas. "Esse é um tratamento impactante para a família que tem diabetes", destacou.

Eduardo Calliari
Divulgação

O endocrinologista pediátrico Eduardo Calliari

O especialista também falou de mais duas novas informações, mas para quem já convive com o diabetes. "O grupo italiano de Milão consegue fazer com que células sejam desenvolvidas em 30 dias. Uma célula tronco que em 30 dias se transforma em uma célula que produz insulina. E outro grupo que está trabalhando nos EUA com o tratamento invertido ao tratamento de câncer. O sistema imunológico reconhece a célula aberta e para de destruir a célula", finalizou Calliari.

Gostou dessa informação? Fique por dentro de tudo sobre o diabetes. Acesse o Portal Um Diabético .


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!