É preciso cuidado para não acreditar em tudo o que se escuta sobre diabetes
Divulgação/Um Diabético
É preciso cuidado para não acreditar em tudo o que se escuta sobre diabetes

O diabetes é uma doença que afeta mais de 16 milhões de brasileiros. Existem muitas dúvidas que envolvem a doença e causam confusão nas pessoas. 

Você já deve ter escutado coisas do tipo "É contagioso?", "A culpa é do doce?", "Insulina vicia ou mata?", "Engordar causa diabetes?", "Existe chá que cura o diabetes?".

Em época de fake news é importante a gente esclarecer as principais dúvidas ou mitos que compartilham na internet ou nos grupos de WhatsApp. Por isso, ficar bem-informado é a nossa principal arma para cuidar da saúde e não cair em golpes por aí de quem não quer te ajudar, mas vender algo que não existe.

No portal Um Diabético  você fica bem informado todos os dias com uma informação nova, atual e confiável.

Bom, vamos aos principais mitos e verdade sobre o diabetes.

 “SE TORNOU DIABÉTICO PORQUE COMEU MUITO DOCE”: MITO

Na verdade, o doce, assim como outros carboidratos, se consumido de forma exagerada pode levar ao ganho de peso. E, ai sim, o desenvolvimento do diabetes tipo 2. Lembrando que esse tipo tem um fator genético também. Portanto, não é culpa exclusivamente do doce.

“ESTAR ACIMA DO PESO AUMENTA A CHANCE DE TER DIABETES”: VERDADE

Aqui, os números falam por si: 9 a cada 10 pessoas com diabetes estão acima do peso. A gordura corporal funciona como um obstáculo da ação da insulina. Então é sim verdade que o sobrepeso acaba aumentando a possibilidade de desenvolver o diabetes tipo 2.

“DIABETES É CONTAGIOSO”: MITO

Um fato é que a genética conta muito para o desenvolvimento do diabetes tipo 2. Ou seja, se seu pai, mãe, avô, avó tem a doença, você tem predisposição de também ter. Associado a isso, claro, há outros fatores como maus hábitos e sedentarismo. Mas, definitivamente, o diabetes não é transmitido pelo contato ou por contágio.

“INSULINA VICIA”: MITO

Primeiro, entenda: nosso corpo produz insulina, é um hormônio natural. Com o desenvolvimento do diabetes, o pâncreas para de produzir a insulina ou não a produz o suficiente, seja por um problema autoimune, seja por questões genéticas ou outros fatores de risco. É aí que o diabético precisa fazer a reposição do hormônio, que é importante para o funcionamento do nosso corpo. A insulina não vicia, ela é essencial!

“EXERCÍCIO FÍSICO FAZ PARTE DO TRATAMENTO DO DIABÉTICO”: VERDADE

Atividade física é fundamental para o controle do diabetes porque, ao movimentar o corpo, a ação da insulina é mais eficaz. O importante é ter o acompanhamento médico para saber qual atividade é melhor e está liberada para você!

“CHÁS PODEM SUBSTITUIR A MEDICAÇÃO”: MITO

É um hábito comum entre muitas pessoas, mas não é recomendado pelos especialistas. A medicação é importante e foi colocada em uso depois de muitos testes e a comprovação da eficácia. Eles não só ajudam no controle do diabetes como também previnem o desenvolvimento de outras doenças. O chá também é considerado uma droga, mas vegetal. Portanto, o consumo dele também deve ser feito com cuidado. Seja sincero com seu médico e busque a orientação profissional!

“DIABETES TEM CURA”: MITO

Para o diabetes tipo 1 não existe cura, por se tratar de uma doença autoimune. Já o diabetes tipo 2, caso o paciente faça o tratamento corretamente, reduza o peso consideravelmente e mude os hábitos de vida, pode acontecer o que se chama de remissão. É como se o diabetes ficasse hibernando, fosse dormir. Dessa forma, quem tem a doença pode viver mais tranquilo, mas sempre mantendo o estilo saudável de vida para não voltar a ter problemas com a glicemia. Apesar de ser um alívio, não é exatamente cura. Se você deixa de ter um bom estilo de vida, a glicose vai voltar a subir. 

Bom, existem outros mitos e verdades sobre o diabetes. Se quiser, deixe seu comentário aqui para eu fazer um novo texto desvendando outros mitos e verdades sobre o diabetes. E cuidado para não acreditar em tudo que você recebe por aí.

Vamos trocar informação e espalhar conhecimento!


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!