Nas redes sociais, os anúncios de dispositivos que prometem medir a glicose no sangue sem a necessidade de furar o dedo são cada vez mais comuns. Esses dias, eu estava navegando pelo Instagram e fui impactado duas vezes com uma publicação paga oferecendo um relógio inovador que mede a glicemia. O anúncio dizia que eram as últimas peças e o que me chamou a atenção foi que a imagem da apresentadora Ana Maria Braga estava sendo usada no estúdio do programa “Mais Você” e sua voz, criada a partir de inteligência artificial, falando sobre essa suposta revolução no tratamento do diabetes.
No outro anúncio, quem aparecia era o apresentador Faustão. Neste caso, não só a voz do apresentador foi criada, a própria imagem foi feita com a ajuda da inteligência artificial.
O problema é que muitas pessoas acabam acreditando nesses anúncios e, no desespero, acabam comprando esses dispositivos que supostamente conseguem monitorar e dizer se a glicose está alta ou baixa. Isso vem preocupando os órgãos regulatórios de vários países do mundo. A Anvisa emitiu um comunicado alertando a população brasileira em relação a esses dispositivos que não possuem comprovação científica e podem oferecer risco à saúde de quem convive com diabetes. Quem também divulgou um comunicado de alerta foi o FDA ( Food and Drug Administration ), o órgão regulatório dos Estados Unidos, um dos mais importantes do mundo.
O uso dessas tecnologias que supostamente medem a glicose sem a necessidade de furar o dedo pode oferecer risco para quem precisa tratar o diabetes. A falta de precisão pode fazer com que a pessoa tome ou aplique uma dose maior do medicamento, o que pode causar casos graves como hipoglicemia (glicose baixa) ou ficar com a glicose elevada por muito tempo, o que pode trazer complicações no futuro.
É importante alertar que existem apenas duas formas de medir a glicose em casa: a ponta de dedo ou com o sensor de glicose, que avalia os níveis de açúcar no sangue através do líquido intersticial. Por isso, antes de comprar qualquer dispositivo relacionado ao tratamento do diabetes, converse com um médico de confiança ou busque informações em sites oficiais e seguros.
As equipes de Faustão e de Ana Maria Braga emitiram notas esclarecendo que não tinham conhecimento dos vídeos e que não autorizaram o uso das imagens dos apresentadores para essa finalidade.
Assista ao vídeo: