trend de raspar os cílios entre homens
I.A
trend de raspar os cílios entre homens

Uma tendência que vem crescendo entre homens nas redes sociais — raspar ou aparar completamente os cílios — tem chamado a atenção de profissionais da saúde ocular. Embora pareça apenas uma escolha estética, a prática compromete uma das principais barreiras naturais de proteção dos olhos e pode resultar em complicações importantes.

A oftalmologista Juliana Lasneux, do CBV Hospital de Olhos, reforça que os cílios exercem funções essenciais. “Os cílios são muito importantes para a proteção dos olhos, né? Eles protegem contra poeira, contra insetos, e são bem sensíveis. Se alguma coisa encosta neles, já fechamos o olho para proteger”, explica. Ela lembra ainda que os fios funcionam como uma espécie de “sombrinha”, reduzindo a incidência direta da luz solar.

A remoção frequente dos cílios pode alterar o crescimento natural e provocar triquíase, quando os pelos passam a nascer voltados para dentro. “Quando um único cílio está virado para dentro já causa muito desconforto, porque pode arranhar a córnea e até causar perfuração ocular pelo atrito constante”, alerta. “Raspar os cílios não é uma ótima ideia. É uma ideia péssima, inclusive, porque diminui a proteção e deixa o olho mais exposto.”

A médica também pontua que não existe qualquer relação biológica entre comprimento dos cílios e gênero. “Não há diferença entre os sexos. O comprimento e a quantidade de pelos não têm relação com ser homem ou mulher. Isso é individual de cada pessoa”, afirma. Ela destaca que os cílios arrancados ou cortados tendem a crescer novamente em um mês e meio a dois meses, mas podem retornar tortos ou voltados para dentro, prejudicando o funcionamento ocular.

Segundo especialistas, manter os cílios intactos é fundamental para proteger a visão. A busca por um padrão estético momentâneo não deve colocar em risco estruturas tão importantes para a saúde ocular.

    Comentários
    Clique aqui e deixe seu comentário!
    Mais Recentes