A expansão do mercado fitness tem mudado não apenas a forma como as pessoas treinam, mas também a maneira como as academias estruturam seus negócios para alcançar diferentes públicos.
Esse movimento esteve no centro das discussões da Fitness Brasil Expo 2026, realizada entre os dias 27 e 29 de agosto, no Transamerica Expo Center, em São Paulo.
No dia 28, Marcel Gandra, vice-presidente do Grupo Ultra Franquias, participou de um painel sobre fundos de investimento, captação de recursos e escalabilidade no mercado fitness.
A discussão abordou como novos investimentos podem contribuir para a expansão de redes de academias e para a criação de modelos capazes de atender a um número maior de consumidores.
Mercado fitness busca ampliar acesso
A presença da Ultra Academia no evento também colocou em evidência um modelo de expansão baseado em franquias.
No estande A42, a empresa apresentou sua estrutura de negócios e promoveu encontros com potenciais investidores, franqueados, sócios e profissionais do setor.
A proposta acompanha uma transformação no mercado de atividade física, que passou a reunir diferentes formatos de academias, estúdios especializados e modalidades de treinamento.
Para o consumidor, essa diversidade amplia as possibilidades de escolha de acordo com rotina, objetivos e orçamento.
Expansão acompanha crescimento da rede
Segundo os números apresentados pela empresa durante a feira, a Ultra Academia reúne mais de 300 mil alunos ativos e mais de 200 franqueados, com presença em 16 estados.
O grupo também reúne os estúdios especializados Spider Kick, The Flame e Cycle.
A empresa recebeu ainda o Selo de Excelência em Franchising da ABF pelo segundo ano consecutivo.
Modelo de negócio entra no debate sobre atividade física
A discussão sobre financiamento e escalabilidade ganha relevância em um setor que depende da expansão de unidades para ampliar sua presença em diferentes regiões.
Nesse cenário, a estrutura financeira das redes passa a fazer parte da estratégia de crescimento das empresas.
Durante o painel, Marcel Gandra apresentou a experiência da Ultra Academia como exemplo de um modelo baseado em franquias e expansão estruturada.
Feira reúne diferentes áreas do setor
A programação da Fitness Brasil Expo 2026 também contou com o painel Caso de Sucesso Grupo Ultra, realizado no dia 27.
O encontro foi conduzido por Fernando Nero, CEO da Ultra Academia, e Ivete Gama, cofundadora e CMO da empresa.
A participação da marca no evento mostrou como o mercado fitness vem reunindo discussões que vão além dos equipamentos e das modalidades de treinamento.
Investimento, gestão, expansão e acesso passaram a ocupar espaço nas conversas sobre o futuro das academias no país.
Para Fernando Nero, a estratégia da empresa está relacionada à construção de um modelo que possa crescer de maneira estruturada.
“Construímos um modelo de negócio escalável, acessível e conectado às novas demandas do consumidor”, afirmou o executivo.
A discussão apresentada na feira reforça que a expansão do setor fitness envolve diferentes fatores, desde a gestão das empresas até a capacidade de oferecer espaços de atividade física para públicos com necessidades e perfis distintos.