O estado do Rio registrou 126 mortes e 3.100 novos casos do novo coronavírus nas últimas 24 horas, de acordo com os dados divulgados nesta quinta-feira pelo governo estadual.
Ao todo, são 18.037 vítimas e 257.985 infectados pela Covid-19 desde o início da pandemia, em março. Com a última atualização, há aumento pelo 7º dia seguido na média móvel de mortes, o que aponta para uma tendência de crescimento no contágio da doença.
A média móvel agora passa a ser de 83 mortes e 1.591 casos por dia. Há aumento de 40% na média de óbitos na comparação com as duas semanas anteriores, o que, por estar bem acima dos 15%, indica um cenário de crescimento no contágio da doença em território fluminense.
A última grande sequência de aumento na média de mortes aconteceu entre os dias 20 e 31 de agosto, quando o crescimento variou entre 20% e 89% nestes 12 dias.
A média móvel de 7 dias faz uma média entre o número de mortes do dia e dos seis anteriores. Ela é comparada com média de duas semanas atrás para indicar se há tendência de alta, estabilidade ou queda. O cálculo é um recurso estatístico para conseguir enxergar a tendência dos dados abafando o "ruído" causado pelos finais de semana, quando a notificação de mortes se reduz por escassez de funcionários em plantão.
A análise dos dados foi feita a partir do levantamento do consórcio de veículos de imprensa formado por O GLOBO, Extra, G1, Folha de S.Paulo, UOL e O Estado de S. Paulo, que reúne informações das secretarias estaduais de Saúde.
Quase 100 mil infectados na capital
A capital, que continua sendo o epicentro da pandemia no estado, está agora na iminência de alcançar a marca dos 100 mil casos diagnosticados e registrados pelas secretaris municipal e estadual de Saúde. Desde março, são 10.730 mortes e 99.882 infectados na cidade do Rio. Campo Grande é o bairro com mais vítimas e Copacabana o reduto com mais casos confirmados do novo coronavírus.
As cidades com mais mortes pela Covid-19 no RJ são:
- Rio de Janeiro - 10.730
- Duque de Caxias - 700
- São Gonçalo - 695
- Nova Iguaçu - 578
- São Joao de Meriti - 427
- Niterói - 415
- Campos dos Goytacazes- 367
- Belford Roxo - 288
Os municípios com maior acúmulo de casos confirmados são:
- Rio de Janeiro - 99.882
- Niterói - 12.890
- São Gonçalo - 12.004
- Duque de Caxias - 9.418
- Belford Roxo - 9.246
- Macaé - 8.171
- Volta Redonda - 6.568
- Nova Iguaçu - 6.393
'No limite'
Há uma semana, quando foi divulgada última atualização sobre o Mapa de Risco da Covid-19, o governo do estado, responsável pelo levantamento, alertou que as Regiões Metropolitanas 1 e 2, que incluem a capital, Baixada, Niterói, São Gonçalo, entre outras regiões populosas do estado, estão no limite para que retornem ao parâmetro de risco moderado (bandeira laranja) da Covid-19. Hoje, ainda encontram-se com risco baixo (bandeira amarela), mas no próximo boletim, que deve ser divulgado na semana que vem, o cenário pode mudar.
Pela primeira vez, segundo o chefe de gabinete da Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, Danilo Klein, houve aumento de internações no município do Rio por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e, também pela primeira vez, não houve queda sustentada de internações e de óbitos por coronavírus nas Regiões Metropolitanas 1 e 2, que concentram mais de 70% da população do estado. Esses indicativos, disse ele, são alertas de que os moradores do Estado do Rio não podem relaxar nas medidas de isolamento social.