Brasil deve avaliar possibilidade de vacina só para idosos, diz pesquisador

Pesquisador da Fiocruz, que participa dos estudos de eficácia da vacina de Oxford, disse que país deve aproveitar resposta robusta do imunizante

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Boa resposta imunológica da vacina de Oxford pode ajudar idosos do grupo de risco

A possibilidade de uma vacina contra a Covid-19 voltada especialmente aos idosos, que estão no grupo de risco da doença, deve ajudar a salvar vidas no Brasil. De acordo com o pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz, Júlio Croda, essa pode ser a melhor maneira de aproveitar a  resposta imunológica robusta da vacina de Oxford nessa população.

"Se uma dessas vacinas for mais importante nos idosos e mostrar uma proteção maior, pode ser feita uma escolha, se o Brasil tiver essa opção, para que seja feita uma vacina que tenha uma melhor resposta em idosos e uma vacina que tenha uma melhor resposta em adultos jovens, por exemplo", disse o pesquisador em entrevista à CNN Brasil.

A vacina, que é desenvolvida pela farmacêutica AstraZeneca em parceria com a Universidade Oxford, já conta com um enorme investimento prometido pelo governo federal e pode se tornar o principal imunizante a ser distribuído no Brasil.