Covid-19
shutterstock
Cientistas alertam para sintomas da Covid-19 nos pés

O sintoma conhecido como "Covid-19 toes" ou dedos de Covid-19, em português, é uma manifestação relativamente rara em pacientes da doença, caracterizado por manchas roxas nos dedos dos pés parecidos com hematomas. Um estudo conduzido pelo Hospital Geral de Massachusetts, nos Estados Unidos, observou a prevalência do sintoma no mundo inteiro.

Para a análise, os cientistas observaram boletins de pacientes que deram entrada no hospital em abril de 2020, com dados da Liga internacional de Dermatologia, e monitoraram o desaparecimento dos sintomas após o fim da infecção. Quase mil pacientes manifestaram alterações na pele, em 39 países observados.

Desses, cerca de 50% registraram o mesmo sintoma nos dedos dos pés. Em geral, diz a pesquisa, os "hematomas" desaparecem após cerca de 15 dias. Em uma pequena porcentagem de pacientes, porém, o sintoma permaneceu por quase 5 meses.

"Essa é a primeira vez que nós catalogamos o efeito da Covid-19 na pele dos pacientes, o que traz muitos questionamentos sobre até onde a inflamação pode ir", explicou Esther Freeman, principal condutora da pesquisa, ao portal DailyMail.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!