De acordo com representates de laboratórios em São Paulo, a busca por testes da Covid-19 - o que pressupõe pessoas com suspeita da doença - aumentou até 30% na última quinzena. Além disso, o percentual de resultados positivos também apresentou uma alta perceptível. As informações foram divulgadas pelo G1.
O aumento nos números usa como comparação o mês de outubro. De acordo com a Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed), não há relatos de escassez de insumos nos laboratórios e, apesar de altos, os índices ainda estão abaixo dos registros do primeiro semestre.
"Desde o final do 1º semestre o número de testes de Covid-19 foi caindo, de agosto pra final de outubro, e a partir do final de outubro e começo de novembro tem esse salto. Nos últimos 15 dias houve um aumento de 30%. E o aumento da taxa de positividade mostra que esses exames não são feitos apenas por curiosidade ou precaução: são pessoas que tiveram sintomas ou contato com algum caso confirmado", disse a diretora ao portal G1.
Testagem diminui na rede pública
No caminho contrário aos laboratórios particulares, a testagem nas unidades púlicas de saúde do estado apresentam queda. Após 36 dias sem informações sobre o volume de testagem, a secretaria estadual de Saúde anunciou que houve uma queda de 3% entre julho e agosto, 22% entre agosto e setembro e mais 6% em outubro em relação a agosto.