Entre as novas estratégias adotadas pela China para conter uma nova onda da Covid-19 durante o feriado do Ano Novo Lunar, está o colhimento de amostras para o exame do tipo PCR por via anal. De acordo com as autoridades de saúde do país, o método pode ser mais eficaz no diagnóstico da doença.
A realização do exame, também feito com o swab - cotonete utilizado para o exame RTPCR no nariz - reque o colhimento de amostras do ânus dos pacientes. Segundo autoridades de saúde da cidade de Pequim, em notícia realizada pela agência Reuters, mais de mil membros da comunidade de uma escola primária na cidade realizaram testes anais.
Além disso, passageiros de um voo de Changchun para Pequim também foram instruídos a realizar os dois testes - com coleta anal e nasal - após suspeita de Covid-19 em um dos passageiros. Outro argumento para a defesa do métodos é que os exames fecais podem ser mais eficazes para detectar a carga viram em bebês e crianças, que carregam cargas mais baixas nas vias respiratórias.