Olhar Digital

A publicação aponta que os números de vacinação contra a Covid-19 se aceleram rapidamente, enquanto o ritmo de transmissão vem declinando globalmente
Rafael Queiroz
A publicação aponta que os números de vacinação contra a Covid-19 se aceleram rapidamente, enquanto o ritmo de transmissão vem declinando globalmente

O número de pessoas vacinadas no mundo superou o total de casos confirmados de Covid-19. É o que diz o rastreador de vacinas do jornal britânico Financial Times . Cerca de 104 milhões de doses de vacinas já foram aplicadas ao redor do mundo. Já o número de casos confirmados da doença gira em torno de 103 milhões.

Vale salientar que os casos totais devem representar um número bem superior ao divulgado, pois somente são confirmadas infecções diagnosticadas em testes referendados.

A publicação aponta que os números de vacinação contra a Covid-19 se aceleram rapidamente, enquanto o ritmo de transmissão vem declinando globalmente. A queda do índice de transmissão, entretanto, se deve a outros fatores que não o da vacinação, pois esta ainda não atingiu índices de imunização condizentes na maioria dos lugares.

A exceção se dá em Israel. O pequeno país do Oriente Médio possui ritmo e extensão de vacinação bem superior ao do restante do mundo. Segundo Michael Head, pesquisador de saúde global da Universidade de Southampton, “há evidências de Israel de que a vacinação começa a reduzir as infecções.”

A redução do ritmo de transmissão doença, portanto, é motivada pelas medidas mais restritivas de prevenção e isolamento social implementadas por governos locais desde dezembro do ano passado, dizem especialistas.

Paul Hunter, professor de medicina da Universidade de East Anglia, afirma que os índices de infecção da Covid-19 atingiram o pico global em janeiro. No início de fevereiro, entretanto, os números voltaram aos padrões avaliados em outubro de 2020.

Você viu?

Compra de vacinas

Os registros de vacinação devem crescer ainda mais durante este mês, principalmente em países ricos. Bilhões de doses de vacinas foram acordadas, em especial com a União Europeia, após meses de negociação.

vacinas
Bilhões de doses de vacinas contra a Covid-19 foram acordadas pelo mundo. Foto: M-Foto/Shutterstock

Números do Centro de Inovação em Saúde Global da Universidade de Duke mostram que as compras confirmadas de vacina já chegaram a 7,2 bilhões no mundo todo. Desse total, 5,3 bilhões foram adquiridas por países de renda alta e média-alta.

O Welcome Trust prevê que apenas em 2023 ou 2024 todas as pessoas que precisam ser vacinadas contra a Covid-19 vão receber as doses necessárias para se tornarem imunes.

Via: Folha de São Paulo

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!