A Argentina detectou os primeiros casos de duas variantes brasileira s do novo coronavírus (Sars-CoV-2) em em quatro viajantes que passaram recentemente pelo Brasil, informou o governo argentino nesta segunda-feira (8).
"A variante Amazonas P1 foi recentemente detectada em duas amostras, e a variante Rio de Janeiro P2 em dois outros viajantes. Todos eles do Brasil", disse o ministro da Saúde da Argentina, Ginés González García, no Twitter.
Uma das cepas identificadas pelas autoridades sanitárias argentinas é a que já foi encontrada inicialmente em circulação no estado do Amazonas. Já outras duas amostras apontam para a presença de uma outra variante encontrada no Rio de Janeiro.
Desde o início da pandemia, a Argentina registrou quase 2 milhões de casos confirmados da doença, com 49.171 mortes.
Com a nova variante brasileira encontrada, o governo argentino não informou se pretende tomar alguma medida como o fechamento de fronteiras.
Colômbia, Portugal, Turquia, Marrocos, Peru, Alemanha, Espanha e França já impuseram restrições de viagens com o Brasil por conta da nova variante – potencialmente mais transmissível.
Além do Brasil, Reino Unido e África do Sul também registraram variantes do Sars-Cov-2.