Olhar Digital

Atualmente, Alemanha, Itália e outros grandes países europeus seguem aguardando os resultados de testes da vacina da AstraZeneca em idosos para poder aplicar as doses
Foto: Olhar Digital
Atualmente, Alemanha, Itália e outros grandes países europeus seguem aguardando os resultados de testes da vacina da AstraZeneca em idosos para poder aplicar as doses

Governos de países como Alemanha, Itália e França aplicaram restrições à aplicação da vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford em parceria com a farmacêutica AstraZeneca. Por conta disso, milhares de doses estão encalhadas e não podem ser usadas.

Essas restrições foram aplicadas por conta da ausência de testes do imunizante em idosos, que são o grupo prioritário para vacinação na Europa. E ganharam força na semana passada, após declarações do presidente da França, Emmanuel Macron.

Na ocasião, Macron disse a repórteres que a vacina da AstraZeneca tinha era quase ineficaz contra a Covid-19 em pessoas com mais de 65 anos. O político não apresentou nenhuma evidência científica que apoiasse sua afirmação, porém, ela acabou semeando dúvidas dentro da União Europeia.

Porém, a administração de Emannuel Macron anunciou que pessoas com comorbidades entre 65 e 74 anos receberiam a vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford. Para os idosos sem nenhum tipo de agravante, as restrições seguem em vigor.

Países usaram menos da metade das doses

Atualmente, Alemanha, Itália e outros grandes países europeus seguem aguardando os resultados de testes da vacina da AstraZeneca em idosos para poder aplicar as doses, o que acaba gerando um cenário curioso, os governos recebem vacinas que não são usadas.

Para se ter uma ideia, a França utilizou apenas 25% das doses recebidas, a Itália aplicou 26% e a Espanha usou administrou 43% das doses recebidas. Na Alemanha, foram utilizadas cercas de 33% das injeções, o que fez alguns estados, como a Baviera e a Saxônia, doarem parte das doses para países vizinhos.

Você viu?

Aplicações no Reino Unido diminuíram internações

Reino Unido utilizou doses da vacina de Oxford em idosos. Crédito: ShutterStock

Indo na contramão dos vizinhos, o Reino Unido, que deixou a União Europeia em 2020, distribuiu amplamente a vacina Oxford/AstraZeneca aos idosos em conjunto com doses da Moderna e da Pfizer/BioNTech, o que auxiliou na diminuição do índice de mortes e hospitalizações nos países.

No momento, em torno de 30% da população do Reino Unido já recebeu ao menos uma dose de vacina, o que permitiu ao governo traçar planos de reabertura econômica quase completa para o fim do primeiro semestre de 2021.

Via: The Wall Street Journal

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!