Cientista brasileiro produz vacina de dose única contra zikavírus
Reprodução/ Shutterstock
Cientista brasileiro produz vacina de dose única contra zikavírus

Em meio à pandemia da covid-19 , e as sucessivas notícias de vacinas aprovadas e eficazes, uma outra esperança surge no horizonte. Isso porque o cientista Paulo Verardi desenvolveu - em parceria com Brittany Jasperse - uma vacina de dose única para o zikavírus . As informações são do Estado de Minas .

O brasileiro faz parte do corpo docente da Universidade de Connecticut (Uconn) onde dá aulas de patobiologia e publicou, nos últimos dias, um artigo na revista Scientific Reports, sobre testes positivos realizados em camundongos para uma possível vacina contra o zika. O vírus causou uma epidemia no Brasil em 2015.

O estudo se baseou na sequência genética do vírus para criar uma partícula semelhante , que induz uma resposta imunológica comparável a que ocorreria numa infecção natural .

Resultados animadores

Com isso, a dupla realizou testes em ratos através de uma dose única de vacina e os resultados foram positivos . Alta resposta imunológica e proteção completa. Camundongos expostos ao vírus, na sequência, não desenvolveram a doença.

“Os vírus emergentes não vão parar de aparecer tão cedo, então, precisamos estar preparados . Parte da preparação é continuar o desenvolvimento dessas plataformas ", finalizou Verardi.


O zikavírus é parte de um grupo conhecido como ' flavivírus ', que incluem: dengue , febre amarela e febre do Nilo Ocidental. Paulo e Brittany já entraram com pedido de patente provisória do imunizante .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!