Ministério da Saúde confirma chegada de 4 milhões de vacinas para maio
Foto: Pixnio/Creative Commons
Ministério da Saúde confirma chegada de 4 milhões de vacinas para maio

A Organização das Nações Unidas (ONU) anunciou que antecipará o envio de 4 milhões de doses da vacina vacina Oxford/AstraZeneca contra a Covid-19 ao Brasill por meio da Covax Facility. A previsão é de que os imunizantes cheguem ao país ainda em maio.

Em março, o Brasil recebeu o primeiro lote da Covax. Foram entregues pouco mais de 1 milhão de doses da AstraZeneca/Oxford, produzidas na Coreia do Sul pelo laboratório SK Bioscience.

O anúncio da antecipação foi feito na sexta-feira (16), em reunião virtual de representantes da ONU e da OMS com 22 governadores e 4 vice-governadores do Fórum de Governadores do Brasil. Mas, só neste sábado (17) que o Ministério da Saúde confirmou a informação por meio de nota enviada à imprensa.

"A Covax é um inédito esforço internacional, do qual o Brasil participa ativamente. Com o objetivo de fomentar o desenvolvimento e a produção de imunizantes contra a Covid-19, permite o acesso justo e igualitário às vacinas por meio das parcerias com os laboratórios", destaca a pasta, na nota distribuída.

No encontro com os governadores, Amina Mohammed, subsecretária geral da ONU, ressaltou o compromisso da organização com a igualdade na distribuição de vacinas e reforçou que, além da vacinação, é preciso fortalecer as medidas de prevenção contra a Covid-19.

"O mais importante, como ouvimos da OMS, é adotar medidas preventivas. O Brasil deve olhar para outros países que foram bem sucedidos na superação da crise. Ouvimos alto e claro e vamos reforçar nossos esforços para conseguir insumos. Mas para impedir que mais de 3.000 pessoas morram por dia, precisamos quebrar o ciclo de disseminação do vírus", disse.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!