Wanderson Oliveira, ex-secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde
Foto: Divulgação
Wanderson Oliveira, ex-secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde

O epidemiologista Wanderson Oliveira, ex-secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, disse que a pandemia da Covid-19 ainda vai piorar no Brasil. Na avaliação do especialista, os casos de coronavírus no país ainda deve aumentar com a chegada do inverno, a partir de junho. As declarações foram dadas à rádio CBN.

— A questão é que nós teremos uma probabilidade de uma nova recrudescência da pandemia em meados de 20 de junho, mais ou menos, por causa do inverno — disse o atual secretário de serviços integrados de saúde do Supremo Tribunal Federal (STF).

Wanderson Oliveira comparou o aumento da circulação de vírus respiratórios durante a estação mais fria com o crescimento dos casos de Covid-19 no verão.

— Nós fizemos com que o vírus se comportasse de uma maneira atípica num período que não era esperado ter esse aumento de casos. Se você observar o que foi o verão no hemisfério norte entre junho e agosto de 2020, era daquela maneira que nós precisávamos ter vivido — declarou.

Você viu?

Segundo o epidemiologista, a vacinação não teria capacidade de conter um novo pico de infecções, já que o país não conseguirá vacinar todas as pessoas acima de 50 anos até maio.

— A vacinação que estamos fazendo é para que, em 2022, a gente ter, talvez, um verão muito menos trágico do que tivemos agora.


Na avaliação de Oliveira, o país deve chegar à imunidade de rebanho apenas em 2022. O especialista foi crítico ao governo federal quanto à demora para comprar vacinas contra a Covid-19. Ele atribui o atraso na vacinação à "falta de experiência e compreensão" de Eduardo Pazuello, ex-ministro da Saúde.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!