Anvisa negou importação da vacina Sputnik V ao Brasil
Reprodução: iG Minas Gerais
Anvisa negou importação da vacina Sputnik V ao Brasil

O perfil da  vacina Sputnik V no Twitter afirmou nesta quinta-feira (29) que vai processar a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) por "espalhar informações falsas e imprecisas intencionalmente".

Na última segunda-feira, a Anvisa negou pedido de importação feito por governadores para trazer a vacina russa para o Brasil. Em sua análise, a Anvisa afirmou que não há comprovações suficientes sobre a segurança do imunizante.

Confira o tuíte:

Em sua análise, a Anvisa considerou que há vírus que replicam e que não se sabe quanto tempo ficam presentes no corpo humano, o que não é desejável e pode gerar risco à saúde dos pacientes, principalmente aqueles com sistema imune comprometido. Os fabricantes da Sputnik V, no entanto, têm contestado essa informação.

Em outra publicação, o perfil da Sputnik V afirma que a Anvisa não testou a vacina:

"Anvisa fez declarações incorretas e enganosas sem ter testado a vacina Sputnik V real. E desconsiderando ofício de Gamaleya Inst. que nenhum RCA está presente, e apenas vetores não replicantes são usados ​​com E1 deletado", afirma a publicação.

Você viu?

A apresentação feita pela área técnica da Anvisa na segunda-feira (26) contesta essa posição. De acordo com uma reprodução de um documento enviado pela Sputnik V, anexado na apresentação, os fabricantes da vacina admitiam a possibilidade de formação de adenovírus replicantes. O GLOBO apurou que aliado ao documento citado, os técnicos analisaram laudos que demonstravam a presença de vírus replicante nos lotes.

"Durante a propagação de partículas de adenovírus recombinantes na cultura de células HEK293, como resultado da recombinação homóloga entre o DNA recombinante de partículas de adenovírus e a sequência adenoviral integrada no genoma celular, adenovírus competentes para replicação podem ser formados", diz o documento anexado pela Anvisa.

O GLOBO questionou a Anvisa sobre a declaração dos fabricantes da Sputnik V, mas ainda não obteve resposta.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!