Vucic também expressou esperança de que a Sérvia tenha vacinado pelo menos 55% da população do país com uma dose até o final de maio
Foto: Olhar Digital
Vucic também expressou esperança de que a Sérvia tenha vacinado pelo menos 55% da população do país com uma dose até o final de maio

Nesta quarta-feira (5), o presidente de um país europeu disse que o governo pagaria a cada cidadão que receber a vacina contra a Covid-19 e ainda antes do final de maio. O lugar em questão é a Sérvia e esse poderia ser o primeiro esquema de troca de dinheiro por vacina do mundo.

O país comprou milhões de doses de empresas da China e da Rússia, se tornando por um período um centro regional de vacinas, conseguindo até oferecer aos estrangeiros a chance de tomarem a dose contra o vírus.

Porém, após injetar a vacina em cerca de 1,3 milhão de pessoas, a campanha começou a parar. "Todos aqueles que receberam a vacina até 31 de maio receberão 3.000 dinares (US$ 30 ou aproximadamente R$ 162)", informou o presidente Aleksandar Vucic à mídia local e também acrescentou que espera que três milhões sejam vacinados até o final do mês. O valor equivale a cerca de 5% do salário médio mensal do país.

Segundo o político, a Sérvia quer "recompensar as pessoas que mostraram responsabilidade". Entretanto, os funcionários públicos que não receberam a vacina não teriam licença remunerada caso contraíssem o vírus. Vucic acrescentou que é "irresponsável e egoísta" não ser vacinado, embora tenha descartado quaisquer restrições impostas.

Vucic também expressou esperança de que a Sérvia tenha vacinado pelo menos 55% da população do país com uma dose até o final de maio. Até agora, cerca de 22% dos 7 milhões de habitantes da Sérvia receberam duas doses.

Nesta quinta-feira (6), o país europeu pretende impulsionar ainda mais o lançamento do projeto oferecendo vacinas em shopping centers e recompensando os voluntários com vouchers.

Você viu?

"Não encontrei na literatura médica ninguém sendo pago para vacinar, portanto, podemos ser os primeiros não só na Europa, mas também no mundo", enfatizou o epidemiologista sérvio Zoran Radovanovic à AFP.

Ele também disse que estimular iniciativas de vacinação com dinheiro pode ser uma faca de dois gumes, por gerar desconfiança.

Fonte: Medical Xpress

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!