Secretário estadual de saúde do Rio de Janeiro, Alexandre Chieppe
Divulgação/Saúde Rio de Janeiro
Secretário estadual de saúde do Rio de Janeiro, Alexandre Chieppe

Nomeado há dez dias como o quinto secretário estadual de Saúde do Rio de Janeiro durante a pandemia, o médico obstetra Alexandre Chieppe trabalha há 21 anos na pasta. Agora como o “piloto deste avião", ele coordenará a vacinação da Covid-19 num estado com 93 calendários diferentes — os implementados pelos 92 municípios e o projeto estadual para a unificação dos cronogramas. Em meio à turbulência do coronavírus, ele não descarta uma quarta onda da Covid no Rio, e ainda mostra preocupação, para o próximo ano, com velhos conhecidos dos fluminenses: dengue, zika e chicungunha.

Ao ser questionado, em entrevista ao jornal O Globo, sobre as chances de uma quarta onda, ele diz que Rio está em "estabilização em um patamar ainda alto" e que, melhorando a situação, será possível reabrir alguns serviços, mas com sabendo que é possível voltar a fechar tudo novamente.

"Estamos vendo a estabilização num patamar ainda alto após essa onda. Nas próximas semanas, diminuindo a taxa de ocupação e regularizando o fornecimento do kit intubação poderemos pensar em abrir leitos para as cirurgias eletivas., mas com a ciência que podemos ter que voltar caso precise. Não descartamos uma quarta onda", disse.

"Hoje, temos leitos o suficiente para atender uma demanda parecida com a da terceira onda, mas se foi maior que isso, não. Por isso, estamos desenvolvendo um plano de contingência para, de forma antecipada, ter leitos antes de os doentes estarem todos aguardando internação. Para isso, podemos transformar um hospital inteiro para Covid por algumas semanas. Essa é uma prioridade imediata para ter um plano melhor organizado", completou o secretário.

Sobre a abertura de leitos, que foi um grande gargalo durante o combate à panemia no Rio, o secretário afirma que "ao todo, abrimos 623, contando com chamamentos públicos e o Hospital Ricardo Cruz, em Nova Iguaçu. Mas os leitos federais do Hospital da Lagoa não recebemos.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!