Vacinação de pessoas com deficiência no Rio não chega a 5% da população estimada
Foto: Agência Brasil
Vacinação de pessoas com deficiência no Rio não chega a 5% da população estimada

Enquanto a vacinação de pessoas com comorbidades no município do Rio chegou a 41,3% da população estimada, a imunização de pessoas com deficiência ainda cobre apenas 4,5% deste grupo na cidade, segundo dados desta quarta-feira (20).

Pelo calendário, esse público-alvo (acima de 18 anos) terá até o próximo dia 29 para receber a primeira dose. O secretário de Saúde do município Daniel Soranz acredita que a defasagem no número total de pessoas com deficiência no Rio de Janeiro, baseado no último Censo Demográfico do IBGE, de 2010, pode ser uma das justificativas para o baixo percentual.

— Não é que o ritmo esteja baixo, a procura está baixa. Mas, pode ser que o Censo esteja desatualizado, porque já se passaram mais de 10 anos. Então esse número de comorbidades e pessoas com deficiência pode ser na realidade menor do que é — afirmou o secretário.

Segundo a Secretaria municipal de Saúde (SMS) do Rio, há na cidade uma estimativa de 750.914 pessoas com comorbidades, das quais já foram vacinadas com a primeira dose 309.952 (41,3%). Já em relação ao número de pessoas com deficiência, de acordo com a pasta, a estimativa é de 209.746 indivíduos.

Deste segundo grupo, a prefeitura já imunizou 6.648 pessoas com a primeira dose que, somadas às 2.843 maiores de 18 anos com autismo, síndrome de Down e paralisia cerebral — vacinadas no município pelo governo estadual — chegam a 9.491. Com base nos dados, este número representa apenas 4,5% do total estimado de pessoas com deficiência na capital.

Você viu?

Nesta quinta-feira, dia 20, aqueles com 40 anos, pela manhã, e com 39 anos, pela tarde, pertencentes a estes grupos podem se vacinar. Esse calendário segue até o dia 29 de maio, quando serão contemplados todos acima de 18 anos. Com isso, na segunda-feira, dia 31, a prefeitura retomará a imunização baseada apenas no critério etário, começando com as mulheres de 59 anos.

* Estagiário sob supervisão de Leila Youssef

    rio

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!